sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

CV(ANação):Petição pública reclama autonomia de São Vicente e regionalização de Cabo Verde

Uma petição pública circula na internet com o objectivo conseguir assinaturas suficientes para requerer a regionalização de Cabo Verde e criar a autonomia de São Vicente.

Os promotores desta iniciativa consideram que é urgente travar o centralismo em Cabo Verde por isso consideram importante "aproximar os decisores políticos" das populações, definir um "estatuto político digno" para S. Vicente, em consonância com a sua vocação de capital alternativa de Cabo Verde e resolver a "crise social económica e moral crónica" que assola a ilha.  

Para isso uma das primeiras metas é a regionalização de Cabo Verde porque afirmam que o actual modelo organizacional e de desenvolvimento encontra-se numa encruzilhada.
"O país apresenta sinais preocupantes de estagnação sócio-económica e bloqueios políticos, pelo que se torna premente a definição de novos rumos, nomeadamente uma mudança do paradigma sócio-económico e organizativo do país", explicam e apontam que a capital do país, paradoxalmente, a principal beneficiária do centralismo no país, é outra vítima desta política.
"Ela sofre de situações típicas das grandes capitais cosmopolitas e dos problemas característico das capitais africanas: penúria de energia e água, saneamento e salubridade públicos deficientes, situações preocupantes de insegurança, criminalidade e corrupção", afirmam. 
Mas o programa máximo é a Autonomia de São Vicente, baseando-se na sua importância passada em Cabo Verde em termos económico, político, cultural e intelectual.
"Considerando que os problemas que S. Vicente enfrenta têm uma origem inquestionavelmente política, e que a sua resolução dependerá da exploração conveniente das capacidades e competências políticas existentes na ilha", os promotores da iniciativa propõem a adopção de uma plena Autonomia Administrativa, Politica e Económica para, segundo os promotores:
- A sua dinamização, recriando uma nova elite económica, intelectual e cultural que permita descongestionar a capital e dinamizar o país, criando um segundo pólo aglutinador do desenvolvimento de Cabo Verde.  
- A exploração conveniente das capacidades e competências políticas existentes na ilha, associada a uma maior proximidade dos decisores políticos às populações 
- Mais e melhor promoção da ilha e o melhor acompanhamento dos investimento do estado central, nomeadamente no âmbito do Porto e do Aeroporto e das grande infra-estruturas, mais e melhor investimento em politicas urbanas e rurais para a ilha.  
-Mais e melhor respeito das especificidades culturais da ilha, reconhecendo-se como factor de enriquecimento a diversidade cultural, insular, regional e linguística do país.  
Esta petição é coordenada na diáspora por José Fortes Lopes (Portugal) e no Mindelo por Júlio César Alves e João Lima e pode ser visitada emhttp://www.peticaopublica.com/PeticaoVer.aspx?pi=MOVIRECV
Fonte:http://www.alfa.cv/anacao_online/index.php/destaque/1468-peticao-publica-reclama-autonomia-de-sao-vicente-e-regionalizacao-de-cabo-verde

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentar com elegância e com respeito para o próximo.