domingo, 11 de dezembro de 2011

CV(ASemana):Adriano Moreira recebe Honoris Causa e enaltece percurso de Cabo Verde

 A Universidade do Mindelo distinguiu o professor Adriano Moreira com o título de Doutor Honoris Causa, numa cerimónia que aconteceu este sábado, 10, no Centro Cultural do Mindelo, São Vicente. Esta é a primeira vez que uma universidade cabo-verdiana concede tal distinção.



MINDELO-Para Albertino Graça, reitor da Universidade do Mindelo, esta homenagem visa reconhecer o percurso científico e político de Adriano Moreira e a sua dedicação ao ensino superior. “É preciso reconhecer a qualidade humana, académica, política e democrática deste homem, a sua visão estratégica na ligação de Portugal, África e Atlântico, a sua amizade por Cabo Verde e o seu zelo à causa universitária e ao ensino superior”, disse Albertino Graça, que também agradeceu ao homenageado pelo incentivo que deu para a criação da Universidade do Mindelo.
Onésimo Silveira, responsável pela Oração de Sapiência e Germano Almeida, padrinho do homenageado, enalteceram os feitos de Adriano Moreira, nomeadamente o seu empenho na promoção do ensino superior em Angola e Moçambique, a sua visão estratégica na parceria entre a União Europeia e Cabo Verde.
No seu discurso, Adriano Moreira agradeceu a distinção da universidade, elogiou o carinho dos cabo-verdianos e lembrou a missão e o conceito estratégico das instituições de ensino neste novo milénio. “Um povo como o cabo-verdiano, pela sua maneira de estar no mundo, pode, com as suas universidades e com os estados da CPLP, contribuir para a reformulação de um paradigma global e contribuir para que a pobreza não se agrave no futuro e contribuir para a dignidade igual de todos os seres humanos”, declarou.
Já o primeiro-ministro, José Maria Neves, responsável por encerrar a cerimónia mostrou-se satisfeito com a ousadia e iniciativa da universidade do Mindelo e destacou o contributo que Adriano Moreira deu para o redesenho estratégico de Cabo Verde.
“Acompanho com interesse o desenvolvimento das suas escritas e reflexões e confesso que o seu olhar sobre Cabo Verde na actual conjuntura global me encantou. O professor está à altura deste título honorífico e o seu prestígio académico e pensador engrandece a instituição que o outorga este assaz reconhecimento”, considerou José Maria Neves, para quem Adriano Moreira é um expoente de pensamento no universo lusófono.
O ex-Chefe de Estado António Mascarenhas Monteiro, Fernanda Marques, ministra da Educação e Desporto, António Correia e Silva, ministro do Ensino Superior Ciência e Inovação, Augusto Neves, presidente da Câmara Municipal de São Vicente, Ildo Fortes, Bispo da Diocese do Mindelo e outras personalidades cabo-verdianas também marcaram presença na cerimónia

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentar com elegância e com respeito para o próximo.