MINDELO-“Cize”, a rainha da morna, saiu nos ombros dos militares que, trajados a rigor, fizeram deslizar de mansinho a voz da crioulidade e da morabeza pela rua Fernando Ferreira Fortes até ao Palácio do Povo. Nessa hora, o sol brilhou mais forte no céu de São Vicente para iluminar o caminho e dar um beijo de sodade à eterna Diva da voz de ouro.
As gentes do Mindelo, crianças, idosos, jovens anónimos e curiosos, alternavam lágrimas com cânticos e palmas que expressam a saudade, o vazio desta pomba que "fugi de sê ninho", Mindelo.
Augusto Neves (presidente da Câmara Municipal de São Vicente), Pedro Pires (ex-Presidente da República de Cabo Verde), Carlos Veiga (líder do MPD), deputados nacionais, artistas plásticos como Tchalê Figueira e outras personalidades cabo-verdianas também acompanharam o cortejo que levou a Diva dos pés descalços ao Palácio, que nesta hora tornou-se verdadeiramente do Povo.
O corpo da Cesária Évora fica em câmara ardente no Palácio para receber homenagem oficial e dos mindelenses. À partir das 14horas, várias personalidades representantes do Estado dão o adeus à Cize.
Na cerimónia oficial com direito a honras do Estado, o Presidente Jorge Carlos Fonseca fará um discurso e o ministro da Cultura, Mário Lúcio Sousa, vai ler uma mensagem em memória da cantora. O neto da cantora Adilson Évora fará a oração fúnebre e Jaqueline Senna, assessora da artista, vai ler a sua biografia.
Após as honras de Estado, o corpo será transportado até à Igreja de Nossa Senhora da Luz para receber uma encomendação da alma pelo Bispo da Diocese do Mindelo, Ildo Fortes. Às 16 Cize parte no “caminho longe” para repousar no Cemitério da Cidade do Mindelo.

Sem comentários:
Enviar um comentário
Comentar com elegância e com respeito para o próximo.