sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

CV(Inforpress):Mesa redonda recomenda compilação da obra de Norberto Tavares

ASSOMADA-Segundo o presidente da comissão organizadora, Abraão Vicente, há necessidade de preservar não só em forma de livro mas também em áudio, o património deixado pelo cantor e compositor, falecido no ano passado. 

“Há necessidade de sistematizar a obra e o legado de Norberto Tavares, que também tem como consequência óbvia, reforçar não só os espólios de Norberto Tavares como sistematizar e simplificar o acesso”, asseverou.
Na vertente prática, Abraão Vicente garante que já estão a trabalhar juntamente com a família com vista a publicação da obra gravada, na aproximação dessa obra a académica e no sentido de promover o ensino da obra de Norberto Tavares.
Outra recomendação do encontro vai no sentido de recolher as “imensas composições” que estão na posse do irmão e procurar a melhor forma desse espólio chegar ao público.
Ainda segundo Abraão Vicente, a Câmara Municipal de Santa Catarina compromete-se a publicar todas as comunicações do fórum.
Norberto Tavares gravou o seu primeiro álbum de funaná e batuque em 1975, aos 19 anos e em seguida gravou “Nôs Cabo Verde de Esperança”, “Volta pa fonti”, “Jornada de um badiu”, “Maria”, entre outras composições.
Aos 54 anos, rendeu-se a uma dolorosa luta contra a diabetes aguda e faleceu no dia 26 de Dezembro nos Estados Unidos, tendo sido enterrado na sua terra natal a 2 de Janeiro deste ano.
A mesa redonda, promovida pela Câmara Municipal de Santa Catarina, teve lugar durante dois dias no Salão Nobre dos Paços do Concelho.
Durante o encontro foram abordados temas como “Norberto Tavares na imprensa”, “Norberto Tavares e o seu legado histórico para a música cabo-verdiana”, “O contributo de Norberto Tavares na política cabo-verdiana” e “O impacto da obra de Norberto Tavares na música cabo-verdiana.
AM/Inforpress/Fim
http://noticias.sapo.cv/inforpress/artigo/116874.html

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentar com elegância e com respeito para o próximo.