
MINDELO – Os trabalhadores dos estaleiros navais da Cabnave, sedeada na ilha de São Vicente, reivindicaram hoje um Plano de Cargos Carreiras e Salários (PCCS) antes da conclusão do processo de privatização da empresa.
Em conferência de imprensa, o presidente da direcção do Sindicato de Metalomecânica, Turismo e Comunicação (Simetec), que representa os trabalhadores, Tomás de Aquino Delgado, explicou que o colectivo dos trabalhadores da Cabnave quer ver resolvido um “conjunto de situações” até à privatização da empresa estatal.
“Querem ainda conhecer como será o seu vínculo com a empresa depois da entrada de um novo parceiro, da China, já que temem que este traga mão-de-obra da China pondo em cheque a capacidade técnica adquirida pelos actuais trabalhadores ao longo dos anos”, declarou o sindicalista.
As alegadas dívidas da Cabnave para com a Previdência Social e a progressão de diversas categorias nas respectivas carreiras são outras preocupações dos trabalhadores, de acordo com o sindicato que os representa.
No quadro do processo de privatização da Cabnave, em curso, há já alguns anos que a empresa China National Fisheries Corporation (CNFC) vem manifestado interesse em adquirir parte das acções da empresa cabo-verdiana.
A 6 de Outubro, o Governo criou uma equipa de negociação com o objectivo de negociar com a empresa CNFC a parceria Cabnave-CNFC e as modalidades de implementação de um Centro Logístico de Pesca na ilha de São Vicente.
Por outro lado, o mesmo sindicato acaba de finalizar um acordo com a administração da Empresa de Administração dos Portos de Cabo Verde (Enapor), iniciado no ano de 2005.
De acordo com Tomáz de Aquino Delgado, com este novo acordo, o qual integra 37 estivadores nos quadros da Enapor, e que entra em vigor em Janeiro do próximo ano, está concluído o processo negocial entre as partes e que objectivava a reorganização e a reestruturação do corpo de estiva do Porto Grande.
Desde o início do processo foram efectivados 80 estivadores em 2005, 30 em 2006 e agora mais 37.
AAInforpress/Fim
http://noticias.sapo.cv/inforpress/artigo/110210.html
Sem comentários:
Enviar um comentário
Comentar com elegância e com respeito para o próximo.