sábado, 24 de dezembro de 2011

CV(Liberal):CASA CHEIA NA APRESENTAÇÃO DO NOVO LIVRO DE JCF

“Cabo Verde: Constituição, Democracia, Cidadania” 
Com a presença de diplomatas, políticos, docentes, intelectuais e muito povo anónimo, o acto público não contou porém com a presença de um único deputado ou ministro do partido do Governo – um gesto entendido por muitos como uma deselegância para com o Presidente da República

“Leitura” da obra esteve a cargo dos professores universitários Antonieta Lopes e Eurico Correia Monteiro
“Leitura” da obra esteve a cargo dos professores universitários Antonieta Lopes e Eurico Correia Monteiro
PRAIA– O auditório da Biblioteca Nacional, na Praia, transbordou de presenças na apresentação do mais recente livro de Jorge Carlos Fonseca. E a “leitura” da obra esteve a cargo dos professores universitários Antonieta Lopes e Eurico Correia Monteiro.
“Cabo Verde: Constituição, Democracia, Cidadania”, uma edição da prestigiada editora portuguesa Almedina e do Instituto Superior de Ciências Jurídicas e Sociais, conta com o prefácio de Jorge Miranda, reputado constitucionalista português e professor catedrático da Faculdade de Direito de Lisboa (Portugal). Sobre o autor, Miranda assim se expressa na apresentação da obra: “Jorge Carlos Fonseca é um Jurista de excepção, com altíssimas qualidades reveladas no seu mestrado na Universidade de Lisboa, no exercício de funções docentes aí e, durante algum tempo, na Universidade da Ásia Oriental (Macau), em missões de cooperação em Timor e nos diversos estudos científicos de que é Autor”, refere o professor de Direito, que alude à “excelente formação de base” do Presidente da República”, acrescentando sobre o autor e a obra: “São quase trinta anos de investigação, um percurso intelectual, bem firme no chão natal e, simultaneamente, voltado para horizontes abertos”.

Biblioteca Nacional encheu-se de gente
Biblioteca Nacional encheu-se de gente
A obra ora publicada, o 13º livro de JCF, divide-se por três áreas que correspondem, com a mesma intensidade e equilíbrio, à sua tripla circunstância: o homem jurista e investigador do Direito; o político coerente e inflexível na defesa de princípios; o cidadão empenhado e entregue a causas do interesse colectivo. No fundo, uma viagem por mais de duas décadas, vividas intensamente, que correspondem a momentos essenciais desta nossa vivência cabo-verdiana.
Embaixadores, políticos, docentes, intelectuais e muito povo anónimo não quiseram deixar de marcar presença num lançamento que apenas assinalou a ausência de deputados e ministros do partido do Governo que, apesar de convidados, decidiram primar pela desconsideração ao Presidente da República, como aliás foi presenciado – e, seguramente, registado – por embaixadores e outros diplomatas presentes neste acto público.

No final da apresentação da obra, longa fila para os autógrafos da praxe
No final da apresentação da obra, longa fila para os autógrafos da praxe
http://liberal.sapo.cv/noticia.asp?idEdicao=64&id=34728&idSeccao=542&Action=noticia

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentar com elegância e com respeito para o próximo.