MINDELO-Numa pesquisa pelas contas de jovens cabo-verdianas utilizadoras do FACEBOOK algo salta a vista: a maioria das jovens não tem nenhum problema em mostrar o corpos e usar pouca roupa. A grande maioria despe a roupa e fica de biquíni. Mais: as posses são sensuais. Umas são de bom gosto, mas a maioria é piroso tipo candidata a figurante de novela mexicana de quinta categoria.
O certo é que a intenção é mostrar o corpo. Até parece um … FaceNu . Mas porque? Fomos a procura das respostas. E ai vai a primeira explicação: colocamos essas fotos para realçar a nossa beleza e a sensualidade do nosso corpo. Porque podem ser argumento de análise de diversas pessoas do ramo da moda. Bem como há amigos ou outros indivíduos que fazem comentários que aumentam a nossa auto-estima. E os elogios sempre dependem da audácia na foto publicada “- explicação de uma utilizadora mindelense que pede anonimato.” Questionada se não teme o “ mau uso das fotos sensuais “ diz ““temos a noção que as vezes existem sujeitos que fazem um mau uso das nossas fotos. Por isso somos obrigadas a abdicar dessas imagens para evitar constrangimentos para o nosso relacionamento amoroso. Como também alguns familiares que chamam a nossa atenção sobre as consequências da colocação dessas fotos na internet”. Mas postam fotos que deixam de ser suas e que passam a rodar em CDs, pens drives e banco de dados de sabe-se lá quem.
Isto porque a privacidade não existe no Facebook, já que qualquer indivíduo pode ter acesso as informações de qualquer usuário. Por outro lado alguns cidadãos fazem a exposição da sua vida privada esquecendo que quem está na internet está no mundo. Também há jovens que encontraram nesta rede uma oportunidade para despir os tabus do seu corpo ou uma forma de expor o seu estilo de vida.
Mas o certo é que “os usuários do Facebook perdem o controlo das imagens que publicam na sua conta. A partir do momento que adiciona uma imagem, esta será visualidade por qualquer pessoa que visitar o seu perfil. No caso de fotos ousadas que colocam a privacidade de uma pessoa em risco a tendência é espalhar a foto por diversos perfis no sentido de gerar o maior número de visualização e comentários”.
Exposição
Por isso cada um paga o preço daquilo que posta no Facebook. Porque a colocação de fotos em trajes menores geram comentários que agradam a quem fez a publicação. Mas, por outro lado há familiares e parceiros amorosos que repudiam a atitude do usuário.
Em vinte perfis de usuários do sexo feminino visitados no Facebook constatamos a colocação de fotos que realçam a ousadia de expor o corpo para atrair todo o tipo de comentário que não é moderado pelo utilizador.
Ponto final
Mas, nem sempre a publicação de imagens nas redes sociais atraem comentários desejados. O NN apurou que em alguns casos houve rompimento de namoros por causa do Facebook. Conseguimos falar com duas pessoas que pediram o anonimato. BMS frisa que “namorei um ano com um rapaz até descobrir que ele era comprometido. No Facebook assumi o relacionamento com ele, porém um dia fui confrontada por outra mulher que estava a roubar o seu namorado. Para demonstrar a veracidade ela publicou imagens íntimas do casal. Essa situação afectou a minha vida pessoal por isso tive que romper com o rapaz”.
Já DR soube que foi traído através de umas fotos publicadas por uma amiga da sua ex-companheira. DR diz que “tinha algumas desconfianças acercas dela em relação ao nosso namoro. Mas a verdade acabou por surgir da pior forma. No Facebook uma amiga dela fez a publicação de umas imagens que acabaram por comprometer o nosso relacionamento. A sua postura na colocação das imagens e envolvimento com um indivíduo levou-me a colocar um ponto final na nossa relação”.
http://www.noticiasdonorte.com/index.php?option=com_content&view=article&id=3845:facebook-ou-facenu-&catid=95:cabo-verde-em-destaque
Sem comentários:
Enviar um comentário
Comentar com elegância e com respeito para o próximo.