O
NN contactou um psicólogo e um sociólogo para analisarem o gosto dos nossos jovens em despirem-se no Facebook. As conclusões são demolidoras:
Detrás do perfil do usuário poderá estar um instigador da prostituição ou outras práticas ilícitas; o resultado final desta atitude repercute na vida da vítima que poderá sofrer perturbações psicológicas derivado das ofensas relatadas na rede social ou no seio da sua comunidade.
Na nossa investigação sobre o porquê dessa prática encontramos a primeira explicação: colocamos essas fotos para realçar a nossa beleza e a sensualidade do nosso corpo. Porque podem ser argumento de análise de diversas pessoas do ramo da moda. Bem como há amigos ou outros indivíduos que fazem comentários que aumentam a nossa auto-estima. E os elogios sempre dependem da audácia na foto publicada “- explicação de uma utilizadora mindelense que pede anonimato.
Por outro lado questiona-se sobre certos indivíduos que fazem o “mau uso dessas fotos sensuais”. Porém há usuárias do Facebook que têm noção do perigo “têm a noção que as vezes existem sujeitos que fazem um mau uso das nossas fotos. Por isso somos obrigadas a abdicar dessas imagens para evitar constrangimentos para o nosso relacionamento amoroso. Como também alguns familiares que chamam a nossa atenção sobre as consequências da colocação dessas fotos na internet”
Perigo
Mas se os jovens têm noção dos perigos porquê fazem isso? Segundo uma psicóloga contactada pelo NN “ a verdade é que certos jovens não fazem o bom uso do facebook. Uma rede social criada para que a pessoas estivessem conectadas com familiares e amigos. Mas que aos poucos transformou-se num painel de exposição do corpo”.
Para a psicóloga “a maior preocupação dos jovens tem a ver com o seu corpo. Quando conecta a uma rede social tem possibilidades de partilhar imagens do seu corpo com qualquer usuário. O pior caminho a seguir é deixar induzir pelo mundo da fama. Porque detrás do perfil do usuário poderá estar um instigador da prostituição ou outras práticas ilícitas. E sabemos que o Facebook está cheio de pessoas com más intenções e a espreita de uma oportunidade para ganhar dinheiro expondo o seu corpo”.
O reflexo da postagem das imagens no facebook repercute nas relações familiares e nos relacionamentos amorosos. Porque cada um paga o preço daquilo que posta no Facebook. Já que a colocação de fotos em trajes menores gera comentários que agradam a quem fez a publicação. Mas, por outro lado há familiares e parceiros amorosos que repudiam a atitude do usuário.
CCaminho enganador
Do ponto de vista sociológico “quem utiliza o facebook para expor o próprio corpo ou corpo de outras pessoas traz consequências negativas para a sociedade. Porque a tendência de certos indivíduos é assimilar aquilo que viu na internet. Por outro lado abre-se um buraco no contexto da educação, visto que há crianças que utilizam essa rede social sem que os pais dêem conta” frisa o sociólogo Mascarenhas.
Por outro Mascarenhas afirma que “os jovens expõem o próprio corpo para curtir o momento, receber elogios ou procurar o caminho da fama. Mas, por outro lado há sujeitos com interesses na exploração do corpo desses jovens para serviços ilícitos. E o resultado final desta atitude repercute na vida da vítima que poderá sofrer perturbações psicológicas derivado das ofensas relatadas na rede social ou no seio da sua comunidade. E temos noção que as redes sociais têm afastado os indivíduos da familia e da sua sociedade”.
Por isso que os usuários do facebook ou de outras redes sociais não devem esquecer que quem está na internet está no mundo. Ecolocar fotos para realçar a sua beleza e a sensualidade do seu corpo pode ter consequências indesejadas.
\http://www.noticiasdonorte.com/index.php?option=com_content&view=article&id=3859:redes-sociais-exposicao-do-corpo-e-sinal-de-perigo&catid=95:cabo-verde-em-destaque
Sem comentários:
Enviar um comentário
Comentar com elegância e com respeito para o próximo.