domingo, 4 de dezembro de 2011

CV(RTC):Na contra mão de estudo, ministro dos Transportes garante que Brava e Santo Antão terão aeroportos

Ministro dos Transportes José Maria Veiga que garantiu que Brava e Santo Antão terão aeroportos
A garantia foi dada ontem (01) na Capital, pelo Ministro dos Transportes e Economia do Mar, José Maria Veiga, que avançou também a criação de linhas de crédito para a renovação da frota marítima e a privatização das operações portuárias.
Brava e Santo Antão terão os seus aeroportos, apesar da recomendação em sentido contrário de um estudo feito pelo Fisher & Associates e o Governo, com a participação do Banco Mundial.
A garantia foi dada ontem (01) na Capital, pelo Ministro dos Transportes e Economia do Mar, José Maria Veiga, que avançou também a criação de linhas de crédito para a renovação da frota marítima e a privatização das operações portuárias.
O estudo da empresa norte – americana recomenda, por exemplo, a integração em ambos os sectores, privatizações, regulação apertada e um sistema de informação mais efectivo para os utentes.
O documento aponta para a transformação do Instituto Marítimo Portuário (IMP), em entidade reguladora e a privatização das operações da ENAPOR.
Ainda no sector marítimo a Fisher & Associates concluiu que é preciso criar empresas de maior porte e para tal aconselhou o Executivo a adquirir navios para a renovação da frota comercial.
O Ministro das Infraestruturas, Transportes e Economia do Mar, preferiu falar em criação de linhas de crédito para os operadores privados do sector.
Sector Aéreo
No sector dos transportes aéreos, há a questão da privatização da TACV, mas também agora a sugestão do estudo para que se crie uma única companhia rentável, já que tanto a TACV como a Halcyonair apresentam défices.
De acordo com a RCV, Veiga foi lacónico, mas deixou entender que poderá haver uma maior procura por viagens mesmo a nível interno.
Na área dos transportes aéreos, apesar de o estudo ser contra a criação de mais aeroportos, o Ministro das Infraestruturas, Transportes e Economia do Mar, considera que tal como no caso da Boa Vista, em outras ilhas também podem ser rentáveis.
O estudo aponta para a subsidiação do sector marítimo, mas José Maria Veiga preferiu pôr tónica na integração dos sectores e num sistema de informação mais eficiente.
Ainda quanto aos transportes aéreos uma proposta do estudo aponta no sentido de se combinarem de forma integrada os serviços e horários de funcionamento das várias companhias presentes no mercado doméstico.
02 de Dezembro
fonte: REDAÇÃO, com RCV (Cândido Fortes)
http://www.rtc.cv/index.php?paginas=21&id_cod=3527

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentar com elegância e com respeito para o próximo.