sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

CV:Cabo Verde aplica estratégias para atingir um milhão de turistas por ano

PRAIA-Os planos Estratégico do Desenvolvimento do Turismo (PEDT) e de Marketing do Destino (PMD) vão permitir a Cabo verde aumentar a qualidade turística no arquipélago, onde um dos objectivos é atingir o milhão de turistas por ano.
Numa entrevista à Agência Lusa, o Director geral do Turismo de Cabo Verde, Carlos Ferreira, salientou que aqueles dois instrumentos legislativos e regulamentadores permitirão dar orientações claras à forma como a promoção turística do arquipélago deve ser feita nos próximos anos.
"É um passo qualitativo que se pretende dar, sempre tendo em conta a captação de mais investimentos e turistas, ambos de qualidade, pois queremos fazer de Cabo Verde um exemplo em termos de sustentabilidade", sublinhou Carlos Ferreira, realçando "ter chegado a hora" de "elevar a fasquia".
Nesse sentido, a ideia é consolidar e diversificar os mercados emissores e apelar à inovação, os principais elementos a ter em conta na estratégia de promoção, já a partir de 2011, sendo que o sector privado deverá tomar parte activa no processo, acrescentou.
Os próximos desafios passam pela autoridade central do Turismo de "ganhar maior autonomia", sobretudo financeira e administrativa, para que se possa implementar a visão traçada para o turismo para os próximos anos.
"O futuro é já hoje, e não amanhã. A visão é clara e o programa ambicioso de infra-estruturação do país está em curso. Os objectivos são também muito claros: até 2015, e comparativamente ao ano base 2009, queremos aumentar o emprego directo em 175% e o total de estabelecimentos na ordem dos 183% (de 173 para 318 unidades hoteleiras)", sustentou.
Segundo Carlos Ferreira, outro objectivo é atingir uma oferta de 10 mil quartos (um crescimento de 159%) e de cerca de 18 mil camas (mais 153%), tendo em conta a meta de quase três milhões de dormidas, um crescimento de 148%.
"Para já, queremos atingir o fluxo de 500 mil turistas. Mas, mais do que receber um milhão de turistas/ano em Cabo Verde, o que importa é a qualidade e o impacto que terão sobre o meio ambiente e sobre a população autóctone. Estaremos atentos aos indicadores, para os ajustarmos", sustentou.
O Director Geral do Turismo cabo-verdiano defendeu, por isso, que o sector "recomenda-se", pois são várias as apostas na infra-estruturação das ilhas, através da modernização dos aeroportos e também dos portos, onde o Turismo de Cruzeiro tem grande potencial em Cabo Verde.
Carlos Ferreira, no cargo desde Junho de 2009, salientou que as receitas do Turismo têm sido "significativas", lembrando que entre 2008 e 2009, apesar da crise, aumentaram 433%, passando de 26,7 para 55,6%.
Em relação ao Produto Interno Bruto (PIB), o peso das receitas do Turismo passaram de 7,47% em 2000 para 21,3% em 2008.
OJE/LUSA

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