sábado, 14 de agosto de 2010

CV DIASPORA PORTUGAL:Cabo-verdianos já podem fazer o recenseamento eleitoral em Lisboa

LISBOA-Os emigrantes cabo-verdianos que vivem na capital portuguesa podem fazer o recenseamento, bastando para isso dirigirem-se ao posto fixo que funciona na Embaixada de Cabo Verde, em Lisboa.
A pequena sala de recenseamento eleitoral na Embaixada de Cabo-Verde, em Lisboa, equipada com equipamento biométrico e que funciona junto aos serviços consulares, foi inaugurada simbolicamente na terça-feira pelo embaixador cabo-verdiano em Portugal, Arnaldo Andrade Ramos. Os emigrantes cabo-verdianos poderão deslocar-se a este posto para efeitos de recenseamento eleitoral - processo que decorrerá até 26 de Novembro - de segunda a sábado entre as 09:00 e as 16:00.
Em declarações à agência Lusa, no final do ato simbólico de terça-feira, a conselheira da Embaixada e Presidente da Comissão de Recenseamento Eleitoral em Portugal explicou que o recenseamento fora de Lisboa, "apesar de ainda não haver uma data precisa", está previsto começar "na próxima semana. Vamos ter postos fixos a funcionar onde existem consulados honorários, designadamente no Porto, em Coimbra, Setúbal, Portimão e também em Sines", adiantou Maria Cristina Pereira. Para o arquipélago dos Açores "ainda está a ser trabalhada um estratégia específica", adiantou a responsável, acrescentando que também haverá "brigadas móveis" no terreno em certos pontos do país.
Maria Cristina Pereira lembrou que nesta fase ainda é "prematuro avançar com estatísticas ou números", mas adiantou que, "a nível institucional, se está a contar com determinado número em toda a diáspora". Sobre a adesão que espera no posto de recenseamento em Lisboa, a conselheira disse que a expectativa pode ser medida "por um indicador que é relativamente fiável". "Funcionamos colados à secção consular, que é o maior posto de atendimento púbico que temos em toda a diáspora, onde todos dias acorrem entre 100 e 150 pessoas", pelo que o objectivo passa por "mobilizar todos os nossos utentes da área consular para o recenseamento aqui ao lado".
OJE/LUSA

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentar com elegância e com respeito para o próximo.