sábado, 12 de março de 2011

HOLANDA:MILITARES LIBERTADOS NA LIBIA

HAIA-Estão em liberdade os três militares holandeses que há 12 dias haviam sido presos na Líbia. O regime de Muamar Kadhafi os liberou nessa manhã. Não foi pago nenhum resgate, afirmou o primeiro-ministro holandês, Mark Rutte.
Alívio no rosto dos três militares holandeses – dois homens e uma mulher – ao chegarem em Atenas. Um avião militar grego os buscou em Tripoli, juntamente com alguns gregos que Líbia deixou partir.
Desde o domingo passado, os três militares estavam presos na Líbia, após uma tentativa frustrada de resgatar um holandês e um suíço com um helicóptero. Na praia da cidade de Sirte eles foram vencidos por militares que apoiam Kadhaffi.
Em boas condições
O diplomata holandês Ed Kronenburg negociou com a Líbia sobre a liberação dos militares. Ele estava no aeroporto em Atenas. “Está tudo bem com eles, eles estão em forma. Claro que tiveram duas semanas difíceis, mas eu tenho confiança que tudo acabará bem para eles”, afirmou Kronenburg.
“Não tenho muito a dizer, apenas que graças à excelente ajuda do governo grego, que fez com que a situação terminasse bem”, disse o diplomata. O vice-ministro das Relações Exteriores grego voou junto com a tripulação que resgatou os holandeses e gregos.
O primeiro-ministro holandês também está aliviado. Em um breve esclarecimento, disse que a Holanda não precisou prometer ou pagar nada à Líbia.
“Nós explicamos o que estava acontecendo: que nós queríamos tirar um compatriota de uma região violenta e que, além disso, não havia nenhuma outra razão ou circunstância especial, que nós não estávamos espionando e que não estávamos em uma acção militar. E foi com base nessas informações que o caso foi concluído dessa forma,” disse Rutte.
Despojo de guerra
De acordo com o ministro da defesa, Hans Hillen, o regime de Kadhafi queria deixar uma boa impressão, agora que a comunidade internacional estuda a possibilidade de imposição de uma zona de exclusão aérea na Líbia. Hillen não se preocupa com o helicóptero que a Líbia embargou: “se o helicóptero significa um despojo de guerra para eles, que assim seja.”
Ainda não está esclarecida a tentativa extremamente perigosa de evacuação em Sirte. Governo e o Ministério da Defesa não querem, por enquanto, aprofundar o tema, visando a segurança dos soldados.
Os três militares holandeses passarão hoje por exames médicos. O Ministério da Defesa também irá examiná-los sob a experiência deles. Eles não devem chegar à Holanda antes do próximo sábado.
Fonte: RNW (Philip Smet) em Português

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentar com elegância e com respeito para o próximo.