sexta-feira, 16 de março de 2012

CV(Liberal):BANCOS CABO-VERDIANOS CONSTITUÍDOS ARGUIDOS POR CRIMES DE BRANQUEAMENTO DE CAPITAIS

“Lancha Voadora” tem novos desenvolvimentos…


BCN, Intertlântico, BCA e Caixa Económica foram as entidades bancárias nacionais constituídas arguidas, mas o angolano BAI também se encontra na mesma situação. Para além destes, a Autocenter, de que é administrador Veríssimo Pinto, também se irá sentar no banco dos arguidos

Praia, 16 de Março 2012 – É uma informação de última hora, fonte de Liberal garante que BCN, Intertlântico, BCA, Caixa Económica e BAI foram ouvidos no âmbito da investigação do processo “Lancha Voadora” e foram todos constituídos arguidos. 


De Angola veio um Administrador do BAI, que foi hoje ouvido na Procuradoria da Praia. A Autocenter, concessionária da BMW no nosso país, foi igualmente constituída arguida e o seu PCA, Veríssimo Pinto - que se encontra em prisão preventiva -, prestou hoje declarações.

 Não tendo sido possível saber pormenores, mas dando por segura a informação, a constituição de arguido das entidades referidas deve-se a fortes indícios da prática de crimes de branqueamento de capitais, circunstância, aliás, que já tinha trazido para a praça pública o nome do BAI.

 Recordamos que, segundo na altura foi referido, um funcionário desta instituição bancária angolana terá recebido das mãos de Veríssimo Pinto – e no gabinete deste na Bolsa de Valores – a quantia de 140 mil euros para subscrição de obrigações do BAI. Subscrição essa feita por, nem mais nem menos, Paulo Pereira – o principal arguido do processo, suspeito de liderar uma rede de tráfico de estupefacientes -, que se encontrava presente aquando da transacção.

Uma operação que levou à suspensão de dois colaboradores do banco, um deles administrador executivo. A investigação vai fazendo o seu caminho, sendo hoje inquestionável que o número de envolvidos irá aumentar, criando desde já um problema grave ao país: qual a credibilidade da banca cabo-verdiana? 


O que contraria as declarações optimistas de José Maria Neves e Cristina Duarte, que vêm repetindo com insistência não ter o escândalo da “Lancha Voadora” qualquer reflexo na credibilidade do sistema financeiro de Cabo Verde…
 ________________
 Notícia relacionada:
 http://liberal.sapo.cv/noticia.asp?idEdicao=50&id=35046&idSeccao=545&Action=noticia
Fonte:
http://liberal.sapo.cv/noticia.asp?idEdicao=64&id=35412&idSeccao=542&Action=noticia

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentar com elegância e com respeito para o próximo.