sábado, 14 de janeiro de 2012

CV(Expresso):Entre 6500 e 8500 armas em circulação no país

Entre 6500 e 8500 armas em circulação no país
Em Cabo Verde circulam actualmente entre 6500 a 8500 armas ligeiras ou de pequeno calibre, o que é "pouco" em comparação com outros países da sub-região oeste-africana mas "muito" para o arquipélago.
A afirmação foi feita à agência Lusa pela ministra da Administração Interna, Marisa Morais, momentos antes da oficialização da Linha Verde telefónica (800 1313, a funcionar 24 horas por dia) destinada a envolver e responsabilizar os cidadãos na denúncia de posse ilegal de armas.

O aumento da criminalidade, sobretudo urbana, acrescentou, levou, há cerca de três anos, à criação da Comissão Nacional de Controlo de Armas Ligeiras e de Pequeno Calibre (COMNAC), que decidiu agora criar a Linha Verde para que, de forma anónima, as forças de segurança possam ser informadas e combater "cirurgicamente" os delinquentes, na sua maioria jovens, os mais afectados pelo desemprego.

Salientando que existem "várias centenas" de delinquentes ("thugs") identificados e com fichas com perfil e modo de operação em posse das diferentes polícias, Marisa Morais garantiu que as forças de segurança têm agora capacidade de seguir mais de perto as acções de cariz repressivo.

"Há uma identificação dos delinquentes, que são uma preocupação da sociedade cabo-verdiana. Serão acompanhados de muito perto. As medidas serão tomadas à medida que forem necessárias. As polícias irão desmantelar os diferentes «gangues», detendo os elementos mais perigosos", afirmou.

"Temos várias dimensões de «thugs». Podemos dizer que temos aqueles que estão mais envolvidos e têm um potencial de violência maior e os que circulam na órbita do grupo e que têm o potencial de integrá-lo mais rapidamente. Estamos a falar de algumas centenas de jovens", acrescentou.

Sobre os chamados "boka bedjo", armas ligeiras artesanais que, segundo Marisa Morais, "se constroem em qualquer quintal", a ministra indicou que as forças de segurança "estão a atacar o mal pela raiz", salientando que a criação da Linha Verde permitirá aumentar "substancialmente" as 300 armas apreendidas em 2011.

Marisa Morais admitiu que gerir 7.000 quilómetros de fronteiras marítimas "é complexo", pelo que a batalha contra a circulação de armas será sempre "permanente".

Quarta-feira, o Governo anunciou um conjunto de fortes medidas de combate à pequena e grande criminalidade, que envolve a reestruturação das forças de segurança, mais meios humanos e equipamentos, como veículos, navios patrulha, aviões e helicópteros.
Fonte: Agência Lusa/Expresso das Ilhas
http://www.expressodasilhas.sapo.cv/pt/noticias/go/entre-6500-e-8500-armas-em-circulacao-no-pais

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentar com elegância e com respeito para o próximo.