quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

CV:Hillary Clinton promete apoio na luta contra o narcotráfico

O primeiro-ministro, José Maria Neves, garantiu na terça-feira que os Estados Unidos estão "fortemente comprometidos" em combater o narcotráfico, criminalidade organizada, migração ilegal e lavagem de capitais na região oeste-africana e que contam com Cabo Verde nessa luta.

José Maria Neves falava aos jornalistas após cerca de 45 minutos de um encontro com a secretária de Estado norte-americana, Hillary Clinton, que efectuou uma passagem de cerca de uma hora e um quarto pelo aeroporto Amílcar Cabral, na ilha do Sal.

"Há um grande comprometimento dos Estados Unidos na paz e estabilidade na região (da África Ocidental) e no desenvolvimento das liberdades, democracia, Estado de Direito e respeito e promoção dos Direitos Humanos. Cabo Verde tem sido um aliado, um amigo, um parceiro útil para que esta região seja de paz e estabilidade, para que haja cada vez mais liberdade, democracia e agendas consistentes de desenvolvimento", afirmou.

Com Hillary Clinton a escusar-se a falar aos jornalistas - limitou-se a sorrir e a acenar -, José Maria Neves indicou que o encontro "ultrapassou todas as expectativas".

 
"Os pontos que estavam na agenda, como os relativos à defesa e segurança, sobretudo a segurança marítima, combate à pirataria, ao narcotráfico, à emigração clandestina, à movimentação dos grupos extremistas e toda a criminalidade organizada na sub-região", sintetizou, sem adiantar nem dados nem pormenores.

Segundo o chefe do executivo cabo-verdiano, além do reforço da cooperação bilateral nesses domínios, há todo um trabalho que é necessário fazer em conjunto com os países da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), com o intuito de definir uma estratégia comum no combate ao crime.

"É sempre muito positivo que os Estados Unidos estejam presentes e apoiem os países nos esforços de paz e estabilidade e na construção de um Estado de direito democrático. Estão fortemente empenhados na segurança marítima da região, na luta contra o narcotráfico, criminalidade organizada e lavagem de capitais. E Cabo Verde também está empenhado, mas é necessário trabalhar em conjunto", insistiu.
José Maria Neves disse ter analisado também com Hillary Clinton os aspectos ligados ao segundo compacto do Millennium Challenge Corporation (MCC), cujo acordo, de 66,2 milhões de dólares (50 milhões de euros), será assinado a 10 ou 11 de Fevereiro próximo, tendo como pano de fundo as vertentes da água, saneamento, direitos de propriedade e gestão dos solos.

Por outro lado, José Maria Neves salientou que os dois países vão também reforçar as relações comerciais, aproveitando, para tal, o "potencial" da vasta comunidade de cabo-verdianos a residir nos Estados Unidos, estimada pelo primeiro-ministro em cerca de meio milhão.

Outra preocupação que Hillary Clinton se mostrou "sensível", disse José Maria Neves, foi a questão da deportação de cidadãos cabo-verdianos dos Estados Unidos, que, nos últimos anos, de resto, tem vindo a diminuir.

"Há uma lei norte-americana que leva à deportação de pessoas da comunidade (cabo-verdiana). Estamos a trabalhar para reduzir essa deportação, mas também para melhorar a inserção e integração dos cabo-verdianos”, afirmou.

Assunto "importante", que está na agenda norte-americana para África, é a igualdade e equidade do género, questão "cara" a Hillary Clinton, que já o havia afirmado durante a primeira vez que visitou Cabo Verde, a 13 e 14 de Agosto de 2009.

"Trata-se de um ponto importante de discussão. Avaliamos os avanços e lembrei a aprovação da lei contra a violência com base no género. Temos tido ganhos enormes nessa área", indicou.
Fonte: Agência Lusa/Expresso das Ilhas
http://www.expressodasilhas.sapo.cv/pt/noticias/go/hillary-clinton-promete-apoio-na-luta-contra-o-narcotrafico

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentar com elegância e com respeito para o próximo.