sábado, 2 de outubro de 2010

BRASIL:135 MILHÕES DE ELEITORES VÃO A VOTOS DOMINGO

ELEIÇÕES  PRESIDENCIAIS-DOMINGO
BRASILIA-Eleições gerais no Brasil são já este domingo, com participação de mais de 135 milhões de eleitores e 22 000 candidatos. Voto é obrigatório, eletrónico, e resultados da primeira volta são divulgados até ao próximo dia 14.
Mais de 135 milhões de eleitores vão escolher no próximo domingo, entre nove candidatos, o 36º Presidente do Brasil, assim como os novos senadores, governadores dos Estados, deputados estaduais, distritais e federais. Ao todo, 22 000 candidatos concorrem às eleições gerais de 2010.
O sucessor de Lula da Silva pode ser uma mulher, o que, a se concretizar, acontecerá pela primeira vez na história do país. Dilma Rousseff, a candidata do Partido dos Trabalhadores, é a favorita nas sondagens. Mas Marina Silva, do Partido Verde, que tem subido ultimamente nas pesquisas de intenções de voto, acredita que vai à segunda volta.
Corrida eleitoral na reta final
Hoje foi o último dia de campanha eleitoral paga, tanto nos meios de comunicação social convencionais, como na Internet. Mas amanhã, de acordo com a legislação eleitoral, os candidatos e apoiantes ainda podem fazer um último esforço para conquistar votos, sendo permitido, até às 22h, a distribuição de material gráfico, a promoção de caminhadas, desfiles e utilização de carros de som e alti-falantes para a divulgação de músicas de campanha ou mensagens dos candidatos.
No domingo, é permitida apenas a "manifestação silenciosa da preferência do eleitor por partido político, coligação ou candidato, revelada pelo uso de bandeiras, alfinetes, dísticos e adesivos", que, no entanto, estão proibidos a quem estiver a trabalhar nos recintos onde decorrem as eleições.
De acordo com o calendário eleitoral, a votação começa às 8h, sendo encerrada às 17h. A partir dessa hora, começa a apuração dos resultados. Dia 14 é o prazo-limite para divulgação dos nomes dos candidatos vencedores, a serem anunciados pelo Tribunal Federal Eleitoral (Presidente e vice-Presidente do Brasil) e pelos tribunais regionais eleitorais (Governadores e vice-governadores dos Estados e do Distrito Federal).
O segundo turno, onde houver, será realizado no dia 31 de outubro, também um domingo.
Debate insosso
Foi um debate no mínimo morno, e ao que parece sem vencedor, o realizado na passada quinta-feira pela Rede Globo com os quatro principais candidatos à Presidência do Brasil. Ou seja, não acrescentou nada.
A surpresa, ainda assim, foi Marina Silva, do Partido Verde, que esteve a espicaçar os adversários e a criticar os governos de Fernando Henrique Cardoso (antigo Presidente) e Lula da Silva (de quem foi ministra do Ambiente), prometendo realizar, caso seja eleita, uma reforma na previdência social, que considera um vácuo em todos os governos.
Dilma Rousseff (PT), José Serra (PMDB), Marina Silva (PV) e Plínio Sampaio (PSOL) passaram à margem de temas polémicos. O eleitor que viu apenas esse debate, ficou sem saber o que cada candidato pensa sobre a corrupção, o aborto, o casamento homossexual e as invasões dos sem-terra.
Os dois candidatos que lideram as sondagens - Dilma e Serra -, por sua vez, evitaram o confronto direto.
Dilma, Serra, Marina e Plínio disputam o cargo de Presidente do Brasil com outros cinco candidatos: Ivan Pinheiro (PCB), José Maria Eymael (PSDC), Levy Fidélix(PRTB), Rui Costa Pimenta (PCO) e Zé Maria (PSTU), que não participaram do debate.
http://aeiou.expresso.pt/brasil-135-milhoes-de-eleitores-vao-a-votos-domingo=f606983

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentar com elegância e com respeito para o próximo.