sábado, 2 de outubro de 2010

CV/PORT(EXPRESSO):Crise política em Portugal pode “cortar” apoios a Cabo Verde

LISBOA-O governo português está a ponderar "seriamente" o congelamento das linhas de crédito concedido ao nosso país. A crise política em que se encontra mergulhado Portugal pode, assim, ter efeitos nefastos noutros territórios.
O primeiro-ministro José Sócrates está a braços com uma crise económica e política sem precedentes e o facto de não conseguir negociar com a oposição um próximo orçamento de Estado pode complicar os apoios já definidos a outros países, no caso Cabo Verde.
O governo português disponibilizou apoios ao arquipélago para vários assuntos, na modalidade de linha de crédito, mas a prevalecer este cenário de crise, "o caminho mais seguro será suspender as concessões a outros países", atesta uma fonte próxima de Sócrates.
Nos últimos dias, o espectro de crise ganhou expressão com o presidente Cavaco Silva a convocar os partidos para audição, tentando pela via do diálogo encontrar uma saída pacífica e menos dolorosa.
Cortes
José Sócrates está numa encruzilhada. O governo é forçado a fazer cortes a nível salarial e proceder a aumentos de impostos.
O IVA sobe para 23 por cento e a redução dos salários é na ordem dos 5 por cento. Mas quem tem salário superior a 1500 euros, o corte poderá ser na ordem dos 10 por cento. O salário mínimo poderá ser outro afectado. Em 2011 pode não ser actualizado conforme acordado com as autoridades empregadoras.
Alírio Cabral Gomes, Redacção Praia

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentar com elegância e com respeito para o próximo.