terça-feira, 5 de outubro de 2010
HOLANDA:CDA VOTA UNANIMENTE A FAVOR DO ACORDO PARA A FORMAÇÃO DO NOVO GOVERNO
HAIA-Os parlamentares da Aliança Democrata Cristã (CDA) votaram por unanimidade a favor dos acordos de governo com o VVD e do apoio no parlamento do PVV. Desta maneira, o caminho fica livre para o governo minoritário de direita na Holanda, formado por CDA e VVD, com apoio do PVV.
O líder do partido, Maxime Verhagen, disse que todos os 21 representantes do CDA no parlamento apoiam os acordos. Portanto, também os ‘dissidentes’ Ad Koppejan e Kathleen Ferrier, os dois deputados que até agora eram contra a colaboração com o PVV. “Não há nenhuma posição de excepção, de ninguém”, confirmou Verhagen.
Minoria
O líder do CDA ainda disse que as objecções de Ferrier e Koppejan ainda existem, mas, segundo ele, cada parlamentar deverá analisar criticamente cada proposta do gabinete “por seus próprios méritos” e ver se ela “atende aos princípios do CDA”.
“O governo será julgado por seus actos. Você não pode garantir, em nenhuma proposta, que todos irão votar a favor. Todos os 21 parlamentares do partido vêem como sua tarefa representar também a minoria que se manifestou contra o acordo no congresso do CDA”, segundo Verhagen.
Koppejan e Ferrier declararam que suas objecções contra a colaboração com o PVV continuam as mesmas, mas que não querem bloquear a coligação porque este foi o desejo expresso pela maioria dos membros do partido no congresso do CDA. Eles afirmam que irão acompanhar a política do governo com olhar crítico nos próximos anos e sublinharam que votarão contra medidas que não sejam baseadas na igualdade entre cidadãos.
Apoio
No último sábado, a maioria dos membros do CDA deu seu apoio aos acordos com VVD e PVV no congresso realizado em Arnhem. Dos quase 5 mil presentes, 68% foram a favor e 32% contra.
O gabinete minoritário formado pela coligação VVD-CDA poderá ser realidade, graças ao apoio do PVV, e terá uma maioria mínima de 76 das 150 cadeiras do parlamento. Se Ferrier e Koppejan tivessem recusado a aceitar os acordos, a coligação não teria maioria.
Futuro primeiro ministro
Verhagen irá ainda nesta terça-feira, junto com Mark Rutte (VVD) e Geert Wilders (PVV), apresentar os resultados ao informador da rainha Ivo Opstelten. A expectativa é de que a rainha Beatriz deva nomear Mark Rutte logo em seguida como formador e futuro primeiro-ministro. Rutte então poderá, junto com Verhagen, formar seu gabinete de ministros e secretários.
Fonte:Radio Nederland
Foto:ANP
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário
Comentar com elegância e com respeito para o próximo.