terça-feira, 5 de outubro de 2010

CV(RTC):Lider do MpD acusa Governo de "priveligiar o betão em detrimento do Capital Humano"

A educação em Cabo Verde padece de falta de qualidade, as famílias mais pobres estão excluídas do sistema por falta de recursos.Afirmações do Presidente do MpD, Carlos Veiga que acusa o Governo de privilegiar o betão em detrimento do investimento no capital humano.PRAIA-Para Carlos Veiga, o sistema de ensino em Cabo Verde regrediu nos dez anos de governação de José Maria Neves. O líder do Movimento para a Democracia chegou mesmo a dizer que de todos os governos que o país já teve desde da independência, este foi o que menos investiu na educação.Segundo Veiga em 2007 mais de 16 mil jovens entre os 6 e os 17 anos estavam fora do sistema escolar.


A falta de qualidade do ensino e a taxa de reprovações também mereceram atenção do presidente do maior partido da oposição. “ O governo do PAICV continua com a construção de liceus, mas não mexeu nos conteúdos do Ensino Secundário, Eles são os mesmos de há 14 anos. Por outro lado a taxa liquida de escolarização mantém-se relativamente baixa, 60 %, e a taxa de reprovações muito alta, 24%. A taxa de Professores com licenciatura ou mestrado é de apenas 43 %” afirma Veiga.
O Presidente do Movimento para a Democarcia é de opinião que o ensino profissionalizante não recebeu a atenção que merecia e exigiu a introdução do inglês e de novas tecnologias de informação já partir do básico, além do aumento da escolaridade obrigatória para nove anos.
A situação dos professores no país segundo Carlos Veiga que defende melhores condições nas progressões na carreira e incentivos á formação dos docentes. Em conferencia de imprensa está manhã o líder do MpD criticou ainda a forma como o ensino superior cresceu no pais. Quanto á Universidade de Cabo Verde o dirigente do MPD disse que a politização da instituição não permite o seu crescimento académico com evidente prejuízo para as escolas que já existiam como o ISE; O INIDA e o ISECMAR.
fonte: Redacção com RCV Carla Lima

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentar com elegância e com respeito para o próximo.