terça-feira, 5 de outubro de 2010

HOLANDA:HOLANDÊS VENCE PRÉMIO NOBEL DE FÍSICA

AMSTERDÃO-O holandês Andre Geim é o vencedor do Prémio Nobel de Física. Ele receberá o prémio junto com seu colega luso-britânico, Konstantin Novoselov. A notícia foi divulgada nesta terça-feira pelo comité do Prémio Nobel, em Estocolmo, na Suécia.
Os dois cientistas receberão o prémio por sua pesquisa sobre as propriedades do grafeno, o material mais fino e resistente do mundo - tem espessura de apenas um átomo e é duzentas vezes mais resistente à quebra do que o aço. Por isso, o grafeno é um excelente ponto de partida para electrónicos extremamente finos e eficientes. No momento, o grafeno já é usado nos monitores LCD, por exemplo.
Em sua pesquisa, Geim conseguiu desenvolver folhas soltas com uma única camada de grafeno.
Após o tratamento com eléctrodos de supercondutores, os pesquisadores da Universidade Técnica de Delft também foram capazes de fazer supercondutores com folhas de grafeno. Com isso o grafeno poderá no futuro ser aplicado em electrónica refractária extremamente pequena. Mas por enquanto o mérito de Geim e de seu colega Novoselov é sobretudo no domínio da pesquisa científica pura.
Origem
André Konstantinovic Geim nasceu em 1958 em Sotsji, na Rússia. Em 1982, terminou seu mestrado no Instituto Físico-Técnico de Moscovo e 5 anos mais tarde recebia o título de doutor pelo Instituto de Física de Estado Sólido, em Chernogolovka.
Depois disso, Geim mudou-se para a Europa Ocidental, desenvolvendo suas pesquisas nas universidades de Nottingham, Bath e Copenhaga. Em 2001 tornou-se professor do Centro de Mesociência e Nano tecnologia, em Manchester, e só em 2010 transferiu-se para a Universidade Radboud, em Nijmegen, e hoje tem a nacionalidade holandesa.
Humorista
Andre Geim gosta de piadas. Observando os pés de uma lagartixa, por exemplo, inventou uma fita adesiva sem cola.
Há dez anos, ele também foi laureado com o Ig-Nobel, um prémio irónico que é atribuído anualmente pela organização norte-americana Improbable Research para as pesquisas aparentemente mais esdrúxulas.
Geim recebeu o Ig-Nobel por ter conseguido fazer um sapo flutuar com a ajuda de um imã muito poderoso (veja no vídeo abaixo) e deu a co-autoria da pesquisa a seu hamster: “Meu hamster contribuiu mais para este experimento do que outros co-autores. Por que ele não deveria ser mencionado?”
Andre Geim é o décimo holandês a receber o Prêmio Nobel de Física:
1902: Hendrik Lorentz e Pieter Zeeman; Lorentz foi laureado por sua teoria de que um átomo continha electrões, e Zeeman pela prova empírica disto.
1910: Johannes Diderik van der Waals; pela teoria sobre a força de atracão entre moléculas.
1913: Heike Kamerlingh-Onnes; pelo resfriamento do hélio até –270B0C, de forma a tornar-se líquido.
1953: Frits Zernike; pela descoberta do microscópio de contraste de fase.
1981: Nicolaas Bloembergen; pela contribuição no desenvolvimento da espectroscopia a laser (recebeu o prémio juntamente com Arthur Schawlow e Kai M. Siegbahn)
1984: Simon van der Meer; pelo projecto de experimentos com os quais partículas de interacção fraca foram descobertas (recebeu o prémio juntamente com Carlo Rubbia)
1999: Martinus Veltman e Gerard 't Hooft; pela teoria com a qual o comportamento de partículas elementares pode ser calculado.
RADIO NEDERLAND-Por Johan Huizinga (Foto: Wikipedia/Sergeom)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentar com elegância e com respeito para o próximo.