II MCA chega a Cabo Verde
62,2 milhões de dólares, é este o valor do segundo compacto Millenium Challenge Account que vai chegar a Cabo Verde, muito abaixo do previsto pelo Primeiro-Ministro há uns meses, quando afirmou que iria trabalhar junto com o MCC para conseguir o máximo de verba possível, assegurando na altura que "nunca será inferior aos 110 milhões do primeiro pacote".
PRAIA-Esta redução do montante esperado foi explicada pelo Chefe do Governo com as restrições orçamentais nos Estados Unidos da América.
José Maria Neves não deixou de afirmar que esta era "uma bela prenda para Cabo Verde", que assim se torna o primeiro país a receber um segundo compacto. As razões para este novo financiamento, disse o Chefe do Governo esta quinta-feira à noite, em conferência de imprensa, são a boa governação, o investimento nas pessoas e a forma rigorosa como foi executado o primeiro compacto.
"As exigências eram agora maiores. A selecção era muito mais rigorosa. Este segundo compacto é importante não tanto pelo dinheiro mas pela competição com outros países".
Os valores do II MCA serão direccionados para projectos nos sectores da água, saneamento e na área do cadastro. Entretanto, o Primeiro-Ministro nada disse em relação às áreas da educação superior à distância e a Universidade on-line e do desenvolvimento do sector privado, que também iriam receber especial atenção, como tinha anunciado José Maria Neves.
"Este apoio é uma alavanca, porque abre também possibilidade de conseguirmos parcerias com outras instituições", disse ainda o Chefe do Governo.
José Maria Neves adiantou ainda que o país precisa de 700 milhões de dólares para resolver os seus constrangimentos, verba que espera arrecadar "até ao final da legislatura".
Jorge Montezinho, Redacção Praia
Sem comentários:
Enviar um comentário
Comentar com elegância e com respeito para o próximo.