O navio patrulha foi adquirido pela Enapor à Construtora holandesa DAMEN
O novo barco Patrulha resulta de um protocolo entre ENAPOR e a Cooperação Holandesa, assinado a 18 de Janeiro de 2010 em Cabo Verde.
O navio, orçado em 10.9 milhões de Euros (um milhão e 200 mil contos cabo-verdianos), foi co-financiado pelo Estado de Cabo Verde, pela ENAPOR e Cooperação Holandesa (ORET).
“Guardião” é um barco moderno com 50 metros de comprimento, que pode atingir até 25 milhas náuticas por hora, podendo navegar em condições de segurança em qualquer estado de tempo e de mar. Além de alojamento para a guarnição, o navio tem um salão confortável, com capacidade para 50 pessoas.
O navio que será operada pela Guarda Costeira de Cabo Verde, irá operar na Zona Económica Exclusiva do País, desenvolvendo actividades como busca e salvamento, fiscalização, combate ao tráfico ilícito, pesca ilegal, entre outras.
Do programa de amanhã consta uma visita guiada, seguida de uma pequena viagem de demonstração a bordo do navio e almoço oferecido pela empresa construtora do navio, a DAMEN.
Estarão presentes no evento, responsáveis da ENAPOR, da Guarda Costeira, Autoridades Cabo-verdianas na Holanda e de Representantes de Instituições/Empresas e Ministérios envolvidos no projecto, para além de um grupo de 50 representantes da comunidade cabo-verdiana radicada na Holanda.
Fotos: DAMEN
Norberto Silva, em Roterdão
Sem comentários:
Enviar um comentário
Comentar com elegância e com respeito para o próximo.