O corpo de Cize vai estar em câmara ardente amanhã, dia 20, no Palácio do Povo, em Mindelo. A decisão tornou-se oficial depois da reunião da comissão por detrás da organização das exéquias da diva Cesária Évora. Esta notícia chega depois do anúncio de que as cerimónias fúnebres de Cize terão Honras de Estado.
O pedido já tinha circulado entre a população de São Vicente e foi correspondido pela comissão responsável pelas exéquias fúnebres de Cize. A comissão que se encontrou hoje pelas 17h00 é composta pelo Major Anildo Morais, comandante da primeira região militar, Jacqueline Sena, representante da Harmonia Lusáfrica, Josina Freitas, representante do Ministério da Cultura e por um representante da Câmara de São Vicente.Do Hospital Baptista de Sousa, o corpo de Cize é levado amanhã de manhã (por volta das 10h00) para a residência oficial. A partir das 14h00 o corpo de Cize vai estar em câmara ardente no Palácio do Povo. A entrada será na parte frontal do edifício e as saídas pela porta lateral. Presente no local vai estar um livro de condolências. Segundo a organização, devido à pequenez do espaço, só será possível a passagem das pessoas e não a sua permanência no local.
Como já tinha sido confirmado pelo PM a cerimónia fúnebre terá Honras de Estado, contudo não haverá salva de tiros, a pedido da família, de modo a não dar ao funeral un cariz demasiado militar. As forças armadas farão, assim, a guarda de honra e o transporte fúnebre do caixão.
A cerimónia oficial terá início com um coro infantil que vai interpretar o hino nacional. Seguindo-se depois os discursos oficiais e uma apresentação da biografia de Cize, por um representante da Harmonia Lusáfrica. No evento e no cortejo fúnebre, os músicos que acompanharam Cize na sua carreira irão interpretar alguns temas.
As cerimónias são transmitidas em directo pela RCV, estando ainda a TCV a estudar a possibilidade de colocar um ecrã no exterior do Palácio para que o público possa acompanhar a cerimónia no exterior do edifício.
O Presidente da República, Jorge Carlos Fonseca, bem como o Primeiro-ministro, José Maria Neves, chegam amanhã à ilha para as cerimónias.
@SAPO e Partner
http://cesariaevora.sapo.cv/noticias/1208769.html
Sem comentários:
Enviar um comentário
Comentar com elegância e com respeito para o próximo.