quarta-feira, 22 de abril de 2009

CIMEIRA DO G20 EM LONDRES


Foto:Lula da Silva e o Jan Peter Balkenende

Brasil e África do Sul serão as únicas vozes dos países mais desfavorecidos
G20 REÚNE-SE PARA RESOLVER CRISE PROVOCADA POR “BRANCOS DE OLHOS AZUIS”

O Fórum tem como objectivo principal discutir e desenvolver políticas que promovam um "crescimento sustentável" da economia mundial, uma vez que o Grupo representa entre 80% a 90% da economia Mundial. Mas para que isso aconteça, agora mais do que nunca os participantes no fórum precisam esquecer as muitas divergências e procurarem consensos
Londres, 01 Abril – Começa esta noite, na capital britânica, Londres, o Fórum Internacional que reúne os países que compõem o Grupo dos 20 (G-20). Criado em 1999 para dar resposta às crises financeiras do fim dos anos 90 do século passado, o G-20 reúne os ministros das Finanças e os presidentes dos bancos centrais de 19 países mais a união europeia, representado pelo Banco Central Europeu. Mas, devido à grave crise que assola o Planeta, este é o segundo Fórum que, para além dos ministros, reúne também os chefes de estado ou de governo. O primeiro foi em Novembro do ano passado, em Washington.
O Fórum tem como objectivo principal discutir e desenvolver políticas que promovam um "crescimento sustentável" da economia mundial, uma vez que o Grupo representa entre 80% a 90% da economia Mundial. Mas para que isso aconteça, agora mais do que nunca os participantes no fórum precisam esquecer as muitas divergências e procurarem consensos em temas como o redesenhar de um novo sistema financeiro mundial; a elaboração de medidas para evitar crises futuras, entre elas um reforço à regulamentação internacional de bancos e outras instituições financeiras (incluindo o problema dos paraísos fiscais); a reestruturação dos organismos financeiros internacionais que regulam a economia do Planeta como por exemplo o Fundo Monetário Internacional, FMI; e, por fim, um trabalho coordenado (acção global coordenada para estimular o crescimento económico internacional como defende o presidente Obama) para resolver a crise e não adopções de medidas proteccionistas.
PORQUÊ NA INGLATERRA?
Ao contrário de outras organizações mundiais, a presidência dos G20 é rotativa e é assumida anualmente por um país-membro diferente, que, por sua vez, é seleccionado alternadamente entre as diferentes regiões do planeta.
MANIFESTAÇÕES
Como tem acontecido em todas as reuniões dos países ricos, a margem deste encontro acontecerão diversas manifestações de ONGs que são contra a actual ordem financeira mundial que protege apenas os ricos e afecta mais a classe menos possedente e os países pobres.
A primeira grande manifestação teve lugar hoje no centro da capital inglesa, Londres quando milhares de manifestantes protestaram, junto ao Banco de Inglaterra, contra as consequências dessa crise económica.
OS PAÍSES POBRES
O Presidente do Brasil Luís Inácio da Silva, Lula, a par da delegação sul-africana devem ser das poucas vozes dentro do G20 a defender os países pobres.
Recentemente ao receber o seu homologo britânico Gordon Brown no Brasil, o presidente brasileiro Lula da Silva disse-lhe em conferência de imprensa que a actual crise financeira mundial foi criada pelos mercados dos países ricos e que ela não podia penalizar os mais pobres. “Não podemos permitir que os pobres paguem por uma crise feita por ricos, sobretudo porque ela não foi gerada por nenhum negro, índio ou pobre. Essa crise foi feita por gente branca, de olhos azuis que antes da crise sabiam tudo e, agora, não sabem de nada”, Disse na altura Lula da Silva.
QUEM SÃO OS MEMBROS DO G- 20?
1. África do Sul
2. Alemanha
3. Arábia Saudita
4. Argentina
5. Austrália
6. Brasil
7. Canadá
8. China
9. Coreia do Sul
10. Estados Unidos
11. França
12. Índia
13. Indonésia
14. Itália
15. Japão
16. México
17. Reino Unido
18. Rússia
19. Turquia
20. União Europeia

Norberto B.C Silva com várias Agências de Noticias

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentar com elegância e com respeito para o próximo.