quinta-feira, 11 de novembro de 2010

CV:Crise em Portugal tem impacto negativo em Cabo Verde, diz governador do Banco Central

PRAIA-A crise económica e financeira em Portugal vai ter "impacto negativo" em Cabo Verde, disse hoje o governador do banco central cabo-verdiano que, porém, se escusou a comentar os problemas no país de quem o arquipélago "muito depende".
"Sem dúvida que a situação económica e financeira em Portugal tem impacto em Cabo Verde. Temos uma economia muito ligada a Portugal. Temos relações comerciais, temos transferências, temos relações de financiamento", disse Carlos Burgo, em resposta a uma questão da Agência Lusa.
"Basta dizer que Portugal é a origem de fluxos turísticos muito importantes para Cabo Verde e a nossa economia depende muito da dinâmica do Turismo. Portugal é também país de acolhimento de uma importante comunidade de cabo-verdianos, é mesmo a principal origem de remessas de emigrantes, assim como é também uma das principais origens de turistas para Cabo Verde", acrescentou.
Carlos Burgo, numa conferência de imprensa destinada a dar conta do segundo Relatório de Política Económica de Cabo Verde, lembrou também que a Cidade da Praia tem um acordo de cooperação cambial com Portugal e ainda financiamentos, entre donativos e empréstimos.
Pelo que acabo de dizer, é evidente que a situação existente em Portugal e a evolução provável terá impacto negativo em Cabo Verde", sublinhou, sem adiantar pormenores.
Escusando-se, porém, a comentar a situação das finanças públicas portuguesas - "não comento as de Cabo Verde e muito menos as de Portugal" -, Carlos Burgo admitiu, porém, que só se pode ter aquilo que se pode pagar.
"Só podemos ter aquilo que podemos pagar. Países que experimentaram ter mais do que podem pagar entraram em dificuldade", disse, numa alusão inicial à situação económica em Cabo Verde mas que, depois, estendeu a Portugal.
"Só posso dizer que podemos aprender com a experiência de gestão em Portugal", disse.
http://www.oje.pt/noticias/africa/crise-em-portugal-tem-impacto-negativo-em-cabo-verde-diz-governador-do-banco-central

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentar com elegância e com respeito para o próximo.