O Presidente da Guiné-Bissau está em coma induzido no hospital Vale de Grace, em Paris, depois de os médicos lhe terem amputado uma perna na manhã desta sexta-feira, soube asemanaonline de fonte na capital francesa. O estado de saúde de Malam Bacai Sanhá, que sofre de diabetes, é crítico, mas o prognóstico dos médicos que o assistem é “positivo”.
Em conversa telefónica com o asemanaonline, o conselheiro da Presidência guineense confirmou que Malam Bacai Sanhá “continua hospitalizado em Paris, devido a problemas de diabetes”. Agnelo Regala informa que “o Presidente está em coma induzido, mas o prognóstico dos médicos é positivo”.
Devido a problemas de saúde agravados pela diabetes, Malam Bacai Sanhá foi na semana passada para um hospital em Dacar, Senegal, de onde foi transferido depois para França. Eleito Presidente em 2009, Bacai Sanhá tem feito vários tratamentos e no final de Agosto último já tinha sido internado num hospital em Dacar, onde permaneceu por duas semanas.
Dirigentes políticos de vários países, inclusive de Cabo Verde, têm acompanhado o evoluir da situação clínica do chefe de Estado guineense, pois temem que a doença e a ausência de Malam Bacai Sanhá possam pôr perigo a estabilidade política que a Guiné-Bissau conseguiu nos últimos anos.
O primeiro-ministro cabo-verdiano, que regressou na quarta-feira de uma visita oficial de cinco dias à Guiné-Bissau, disse esta quinta-feira aos jornalistas que o estado de saúde de Malam Bacai Sanhá "inspira alguns cuidados". Sem entrar em detalhes, José Maria Neves informou ainda ter conhecimento de que o seu homólogo guineense, Carlos Gomes Júnior, deslocou-se a França para se inteirar de perto do estado de saúde do Presidente.
Entretanto, nesta sexta-feira Carlos Gomes Júnior deixou Paris sem ver Malam Bacai Sanhá, mas uma “fonte oficial” disse à Lusa que o primeiro-ministro guineense recebeu "notícias encorajadoras” por parte da equipa médica de Vale de Grace.
Sem comentários:
Enviar um comentário
Comentar com elegância e com respeito para o próximo.