Só que, desta vez, o caso tomou contornos de “chacota”, indignação e perplexidade quando tomou conhecimento dos motivos para este processo: é que segundo lhe foi comunicado pela empresa, a Ministra da Juventude, Emprego e Desenvolvimento dos Recursos Humanos, Janira Hopffer Almada, não gostou de uma reportagem que António Teixeira fez para o Telejornal, do passado dia 9 ou 10 de Novembro, sobre um encontro dos Institutos de Segurança Social dos PALOPS, que decorreu na Praia.
Não gostou que o jornalista, na reportagem, tivesse falado apenas com a Presidente do INPS, Leonesa Fortes, e com os sindicatos e da ministra Jandira, apenas apareceu na peça de pouco mais de dois minutos, uma imagem da ministra que presidia o acto. A Ministra queria ser entrevistada e como não foi, mandou que a RTC instaurasse um processo disciplinar a António Teixeira.
Contactado pelo Liberal, o jornalista disse-nos que se trata de “mais uma perseguição laboral” porque “querem intimidar os jornalistas da TCV” para não fazerem o seu trabalho livremente. Querem pôr em causa a liberdade de imprensa e de expressão dos profissionais da televisão pública.
António Teixeira disse-nos também que não reconhece na Ministra Janira Hopffer qualquer competência técnica para lhe mostrar como faz o seu trabalho jornalístico.
O jornalista vai mais longe e diz que não se intimida e vai continuar a fazer o seu trabalho “sem pressão de quem quer que seja”.
Para já, aguarda-se a qualquer momento uma reacção da Associação dos Jornalistas de Cabo Verde (AJOC) perante mais este caso de censura e tentativa de manipulação de um órgão de comunicação social e ataque à liberdade de expressão de um profissional de comunicação social no nosso país.
Sem comentários:
Enviar um comentário
Comentar com elegância e com respeito para o próximo.