sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

NE:Holanda sedia conferência em defesa da liberdade na internet

HAIA- O ministro das Relações Exteriores da Holanda, Uri Rosenthal, pediu ao mundo que apóie blogueiros e cyber-dissidentes. O apelo vem na véspera da conferência Freedom Online 2011, que acontece nos dias 8 e 9 de dezembro em Haia, e será inaugurada pela Secretária de Estado norte-americana Hillary Clinton.

Na página ifreedom2011 do Facebook, o ministro holandês declarou que o acesso à internet é parte integrante da liberdade de expressão. A página ifreedom2011 convida os usuários a assinar uma petição online exigindo a libertação e proteção de seis blogueiros no Egito, Síria, Vietnã, Tailândia e Cuba:

Alaa Abd El Fattah (Egito)
Maikel Nabil (Egito)
Razan Ghazzawi (Síria )
Nguyen Tien Trung (Vietnã)
Chiranuch Premchaiporn (Tailândia)
Yoani Sanchez (Cuba)

Embaixadas holandesas e de outros países têm expressado preocupação com o destino destes e de outros blogueiros. O ministro Rosenthal também levantou a questão durante uma visita ao Egito.

Respeito
De acordo com Rosenthal, a liberdade na internet está sob pressão em um número crescente de países. “Atividades de espionagem online, bloqueios e propaganda, bem como a intimidação e perseguição no dia a dia são uma ameaça à liberdade na internet.”
A conferência Freedom Online 2011 é a largada para uma coalizão internacional de países, empresas e organizações sociais para lutar pela liberdade na internet. Entretanto, isso não significa que vale tudo. “O respeito pelos direitos humanos tem que estar de mãos dadas com o respeito pelo interesse dos cidadãos, governos e sociedade.”

Duplicidade
Mas a conferência recebeu críticas. Oponentes apontam que o envolvimento da Secretária de Estado dos Estados Unidos, Hillary Clinton, deixa escancarada a duplicidade da iniciativa. Nos EUA, há várias medidas que restringem a liberdade na internet. Por exemplo, as atividades do website de denúncias Wikileaks são consideradas “subversivas”.
Ainda assim, a liberdade de expressão na internet está ganhando atenção internacional. Na semana passada, o Parlamento Europeu aprovou um fundo de 125 milhões de euros para promover a liberdade na internet fora da União Europeia. Com este dinheiro, jornalistas, blogueiros e ativistas poderão ser treinados em como lidar com a censura e com ataques online.
07/12/2011
 Por Willemien Groot (Imagem: ifreedom2011)
http://www.rnw.nl/portugues/article/holanda-sedia-confer%C3%AAncia-em-defesa-da-liberdade-na-internet

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentar com elegância e com respeito para o próximo.