terça-feira, 26 de maio de 2009

Cabo Verde é "importante" na discussão do Atlântico Sul, defende ministro brasileiro



PRAIA-O ministro da Defesa brasileiro, Neson Jobim, salientou hoje a importância de Cabo Verde na discussão das questões referentes ao Atlântico Sul, já que o país se encontra numa zona de transição oceânica.
Nelson Jobim realiza hoje uma visita de seis horas ao arquipélago, onde discute com a sua homóloga cabo-verdiana, Cristina Fontes Lima, questões ligadas ao Atlântico Sul, nomeadamente a ampliação da zona económica exclusiva para 350 milhas e a exploração do subsolo marítimo.
A 19 deste mês, em Brasília, Nelson Jobim disse que o Brasil vai defender na reunião dos ministros da Defesa da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), a realizar quarta e quinta-feira em Luanda, uma posição concertada entre africanos e sul-americanos em relação ao Atlântico Sul.
Tanto o Brasil como Cabo Verde pretendem quer estender o património marítimo, e é necessário o apoio dos africanos. “A importância de Cabo Verde é muita, pois o país encontra-se numa zona de transição entre o Atlântico Sul e o Norte e entendemos que precisamos discutir as questões de ampliação da zona económica exclusiva, que é o projecto Le Plac, para elevar para 350 milhas as áreas de controlo e soberania sobre o subsolo marítimo”, explicou.
Outro ponto de interesse do Brasil diz respeito à Área Internacional do Atlântico Sul e Equatorial, rica em manganês, ferro, níquel, cobre, cobalto, titânio, alumínio, além da biodiversidade, como uma bactéria que produz sangue humano.
O país quer garantir a sua presença no Atlântico Sul também através de pesquisas minerais e a posterior requisição de sítios de mineração à Autoridade Internacional dos Fundos Marinhos, órgão da ONU. “Também devemos discutir o problema das concessões que podem ser feitas pelas comissões da ONU para exploração de minérios na zona internacional, o subsolo da chamada Área. E isso é importante para todos nós, tendo em vista a eventual coincidência disso com as linhas marítimas”, disse hoje Nelson Jobim.
As autoridades brasileiras defendem ainda a articulação e estruturação dos países do Atlântico Sul para o desenvolvimento de pesquisas nos ambientes marinhos de águas profundas e até mesmo explorações conjuntas. “No quadro do Atlântico Sul, temos interesses específicos e vamos desenvolvê-los, projectando acções que tenham em conta a importância do Brasil. Cabo Verde está extremamente interessado, no quadro desta zona de paz do Atlântico Sul, em identificar áreas de cooperação para o desenvolvimento económico e exploração dos recursos da zona”, disse, por sua vez, a ministra da Defesa cabo-verdiana.
Além de um encontro de trabalho com Cristina Lima, o ministro da Defesa brasileiro efectuou visitas de cortesia ao presidente Pedro Pires e ao primeiro-ministro José Maria Neves, intervaladas por mais uma sessão de trabalho entre as delegações dos dois ministérios.
Ao princípio da tarde, Nelson Jobim e Cristina Duarte seguiram juntos para Luanda, onde vão participar na XI Reunião dos Ministros da Defesa da CPLP.
FONTE:Sapo cv e Lusa

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentar com elegância e com respeito para o próximo.