quinta-feira, 21 de maio de 2009

Benjamin Netanyahu não quer por enquanto um Estado Palestiniano


WASHINGTON 19-Barack Obama reafirmou, esta segunda-feira, num encontro com o primeiro ministro israelita Benjamin Netanyahu, o apoio à criação de um estado palestiniano, como forma de pôr fim ao conflito no Médio Oriente. O líder israelita mostrou-se disponível para iniciar conversações de paz
Os dois líderes reuniram-se,na Casa Branca, pela primeira vez desde que os dois estão no Poder. Em cima da mesa diversos assuntos referentes ao Médio Oriente e às políticas norte- -americanas para essa região, algumas das quais não consensuais.
No final do encontro, o presidente norte-americano, Barack Obama, reafirmou o seu apoio à criação de um estado palestiniano, o que não foi bem acolhido pelo primeiro-ministro israelita. Netanyahu discorda dessa solução, argumentando que Israel necessita de garantias de segurança.
Menos controversa foi a questão do Irão. Tanto os Estados Unidos como Israel acreditam que o Irão procura construir armas nucleares sob o pretexto do estabelecimento de um programa de energia nuclear. Teerão nega.
Os líderes israelitas consideram que o presidente iraniano, Mahmoud Ahmadinejad's, se prepara para acabar com Israel enquanto estado judeu, defendendo medidas urgentes.
O presidente norte-americano declarou, ontem, que vai esperar até ao final do ano para testar a seriedade do Irão nas negociações sobre o seu programa nuclear e decidir, então, do êxito ou fracasso da diplomacia.
Barack Obama sublinhou que o Irão estava actualmente em pleno processo eleitoral para as presidenciais de Junho, e que não era o "melhor momento para negociar".

Fonte:Rádio Vaticana

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentar com elegância e com respeito para o próximo.