domingo, 24 de maio de 2009

ANGOLA E PARCERIA COM A UNIÃO EUROPEIA


Gaberone – Angola defendeu quarta-feira a sua posição de assinar um acordo de Parceria Económica (APE) entre o grupo SADC/EPA e a União Europeia que seja justo, equilibrado e consentâneo com a sua agenda de desenvolvimento e da região, indica uma nota da embaixada angolana no Botswana chegada hoje à Angop.

Esta posição foi reafirmada pela Ministra angolana do Comércio, Idalina Valente, durante uma reunião realizada na capital do Botswana, Gaberone, entre os ministros do comércio do Grupo EPA da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) e a UE, que visou analisar os avanços registados desde Novembro de 2007, altura em que quatro países da região assinaram um Acordo Interino de pareceria económica.


Segundo a nota da missão diplomática angolana, a África do Sul e a Namíbia assumiram idêntica posição a do governo angolano, tendo os três países garantido a continuidade das negociações até “à conclusão de um acordo justo e equilibrado”, e no caso de Angola, “que tenha em conta a sua agenda de desenvolvimento”.

Entretanto, os restantes países do grupo EPA, designadamente o Botswana, Lesotho, Moçambique e Suazilândia, que já rubricaram o Acordo Interino de parceria com a UE, manifestaram durante o referido encontro a sua disposição de avançar para a sua assinatura definitiva nos termos em que este se apresenta, o mais urgente possível e na data proposta pela União Europeia.

Não obstante várias reuniões havidas entre Angola, África do Sul e Namíbia e a EU, no sentido de se renegociar aspectos do Acordo interino com os quais discordam, não foi possível dirimir os pontos divergentes. Mas os três países esperam assinar o acordo de parceria com a UE tão logo sejam ultrapassadas todas “as questões contenciosas”.

O Acordo de Parceria Económica visa promover a cooperação económica e integração regional, a boa governação nos países da SADC-EPA, viabilizando a sua inserção na economia mundial em conformidade com as suas escolhas políticas e prioridades de desenvolvimento.

O EPA interino foi assinado em Novembro de 2007 apenas por quatro países e em Maio do ano seguinte Angola, África do Sul e Namíbia levantaram preocupações comuns que, depois do encontro de quarta-feira última, permanecem ainda na mesa de negociações.

Fonte:Angop

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentar com elegância e com respeito para o próximo.