Correia e Silva fez o alerta na conferência internacional sobre o papel da arquitectura no desenvolvimento sustentável, que decorreu na Universidade Jean Piaget, na Praia.
PRAIA-O presidente da Câmara da Praia, Ulisses Correia e Silva considerou (24) que a Capital depara-se com problemas graves por estar a crescer a uma média superior à nacional.
Correia e Silva fez o alerta na conferência internacional sobre o papel da arquitectura no desenvolvimento sustentável, que decorreu na Universidade Jean Piaget, na Praia.
O Edil explicou que o fato cria um problema de facto porque a cidade não comporta a capacidade de dar resposta.
\"E mais, provoca outro efeito num país arquipelágico e é extremamente grave, despovoa as outras ilhas que têm recursos que ficam por explorar. Um dos factores condicionantes do desenvolvimento da cidade da Praia daqui pra frente tem que ser conter o seu crescimento com políticas nacionais que criam condições de atractividade e de competitividade nas outras cidades, nos outros concelhos, nas outras ilhas\\\".
A Praia, pela sua dimensão e flexibilidade, pode ser considerada um laboratório para os arquitectos, economistas e sociólogos na procura de soluções sustentáveis, sugeriu Ulisses Correia e Silva.
A maior parte dos bairros da cidade é de origem espontânea, com défices de infra-estruturas básicas. Não obstante este cenário, o presidente da Câmara Municipal acedita tratar-se de um quadro possível de requalificação.
Os prédios, as estradas e os aeroportos não proporcionam a sustentabilidade, se o factor urbano for descurado, alertou o autarca da Praia.
A conferencia, versando o papel da arquitectura no desenvolvimento sustentável foi uma iniciativa da Ordem dos Arquitectos, inserida no Mês da Arquitectura.
fonte: REDAÇÃO, com RCV (Carlos Moniz)
Sem comentários:
Enviar um comentário
Comentar com elegância e com respeito para o próximo.