terça-feira, 5 de maio de 2009

BEVRIJDINGSDAG




5 de maio, comemora-se o Bevrijdingsdag(Dia da Libertação da ocupação nazista)


O dia 5 de maio é muito importante para todos os holandeses pois é o dia da libertação e uma vez em cada cinco anos, torna-se feriado nacional ,mas todos os anos bandeiras são içadas nas casas e há feiras, festas e apresentações artísticas em todo o país.
Segundo escreve o jornalista holandês Peter Veenendaal “no dia 5 de maio de 1945, o general alemão Blaskowitz assinou no Hotel De Wereld, na cidade de Wageningen, a capitulação das tropas de ocupação alemãs na Holanda. Cinco anos de guerra deixaram uma marca profunda no país: 7900 militares, 88900 civis e 106 mil judeus holandeses foram mortos.”

Ontem 4 de maio como todos os anos a familia real esteve na praça de Dam em Amsterdão para homenagear os mortos da Segunda Guerra mundial.Todos os anos coroas de flores são colocadas na presença da rainha e das principais autoridades do governo, que fazem discursos e , exactamente ás 20 horas, o país inteiro faz dois minutos de silêncio.

Apesar de terem passado já 64 anos a maioria dos holandeses não esquecem os problemas passados durante a ocupação alemã do País segundo revelam sondagens feitas que indicam que 4 em cada 5 holandês quer continuar a homenagear as vitimas da segunda guerra.

Familia Real
Apesar do atentado do dia 30 de abril que provocou sete mortos incluido o condutor suicida no dia da rainha, a familia real não se deixou intimidar e apareceu em peso ontem na praça Dam para depositar a tradicional coroa de flores.Estiveram de entre outroa a Rainha Beatriz e o Principe herdeiro Guilherme Alexandre e sua esposa Máxima.
Mais de 2 mil pessoas presentes no local aplaudiram a familia real durante muito tempo.
No tocante ao atentado dizer que ainda 6 pessoas continuam internadas em diversos hospitais sendo dois em estado grave.
Praça de Dam
A praça Dam está situada no centro histórico de Amsterdão, um dos maiores da Europa. Essa praça deve seu nome ao monumento nacional que está localizado na própria praça, o Dam, um obelisco de mármore de 22 metros de altura feito em homenagem aos soldados mortos durante a Segunda Guerra Mundial.
A data de construção dessa praça coincide com a de fundação da cidade, no séc. XIII, quando foi levantada como dique de contenção do rio Amstel. Posteriormente, durante os anos 60, a praça foi o centro do movimento hippie holandês, o que lhe deu renome internacional. Hoje em dia, a Dam Square (Praça Dam) é um local muito freqüentado, tanto por turistas como pelos holandeses.
Na praça Dam existem restaurantes, bares e pontos turísticos tão conhecidos como o Centro de Diamantes de Amsterdão. Nesse local também estão edifícios históricos como o Koninklijk Paleis (Palácio Real) ou a Niewe Kerk (Igreja Nova), juntamente com o mundialmente famoso museu de cera Madame Tussauds.


Norberto B.C.Silva

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentar com elegância e com respeito para o próximo.