domingo, 3 de maio de 2009

FORUM DE HAIA ABORDA AFEGANISTÃO


publicado, 31 de Março

Sob o lema “Conferência Internacional sobre o Afeganistão: uma estratégia abrangente em contexto regional”

Roterdão, 31 Março - Começa hoje na capital política da Holanda, Haia, a conferência internacional sobre o futuro do Afeganistão. O lema da conferência é “Afeganistão-Uma Estratégia Abrangente em Contexto Regional” e será presidido pelo Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon, e conta com a presença de representantes de cerca de 100 países, entre eles os Estados Unidos da América e o Irão, para além de várias ONGs.
O único país africano convidado por esta conferência é o Egipto, o que faz estranhar a ausência de países como a Nigéria, África do Sul ou Angola por exemplo. O objectivo do evento é o de definir novas estratégias políticas para garantir a estabilidade do Afeganistão e foi proposto a 5 de Março pela Secretária de Estado dos EUA, Hillary Clinton, durante uma conferência da NATO.
Recorda-se que este ano, a 20 de Agosto haverá eleições presidenciais no Afegnistão e as legislativas estão previstas para Outono de 2010.
Ontem a televisão pública holandesa mostrou uma reportagem apartir do Afeganistão onde várias populares locais foram entrevistados e denunciaram a corrupção que grassa o país onde, segundo a peça, um ministro afgão ganha mais de 200 mil euros por mês e mora em palácios construidos com o dinheiro das ajudas que recebem dos doadores enquanto a maioria da população vive no limiar da pobreza.
O abuso de poder e a corrupção são problemas importantes no contexto afegão assim como a prisão arbitrária de pessoas sem apoio judicial.
O presidente afegão, Hamid Karzai, e o secretário geral da ONU, Ban Ki-Moon, foram recebidos ontem pelo primeiro ministro holandês, Jan Peter Balkenende, na sua residência oficial em “Catshuis”que fica perto de Haia.
Hillary Clinton, a chefe da diplomacia americana, que chegou também ontem a noite será hoje recebida também em audiência pelo chefe do governo holandês.
SEGURANÇA
Todas as forças de segurança estão em alerta máxima desde ontem. Foram reforçados os controles nas fronteiras com a Bélgica e com a Alemanha. A segurança foi reforçada em toda a Holanda, com especial destaque para Haia, para que nada de anormal possa ocorrer durante o evento.
A policia holandesa tem feito um trabalho minucioso onde todos os trabalhadores do forum de Haia foram investigados sobre o seu passado. Várias artérias da cidade foram cortadas ao trânsito e um total de três e quinhentos policias foram destacados para garantir a segurança dos participantes.
Entretanto, o presidente da Câmara da cidade , Jozias van Aartsen (do Partido pela liberdade e Democria- VVD) mostrou-se orgulhoso por a cidade acolher esse forum importante e disse à imprensa que toda a capital política e os seus habitantes de várias nacionalidades e origens vão beneficiar com o acontecimento e relembra que Haia é uma cidade progressista e onde se encontram também instalados o Tribunal Penal Internacional e o Tribunal Internacional de Justiça.
Entretanto, fazendo jus à tradição dePaís livre e de liberdade de expressão, as autoridades autorizaram pelo menos cinco organizações não governamentais a manifestarem-se em Haia o que pode provocar alguns dissabores à estratégia de segurança montada pelas forças policiais holandesas.
PROGRAMA DO FORUM DE HAIA
9 horas - chegada das delegações ao congress World Forum
10h45 - Declaração de Abertura
11h 10 - Inico dos trabalhos (primeira secção)
12h 45 - Fim dos trabalhos da primeira secção
13 horas - Almoço
14 horas - Recomeço dos trabalhos (Segunda secção)
17h30 - Fim dos trabalhos da segunda secção e enceramento do Forum
18 horas - Conferência de Imprensa
Partida das delegações

Norberto B.C.Silva com a Rádio Atlântico para Liberal

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentar com elegância e com respeito para o próximo.