quarta-feira, 13 de maio de 2009
Guiné-Bissau: Relatório final da comissão de inquérito militar à morte de Tagmé Na Waié entregue a PGR
Bissau, 13 Mai (Lusa) - O Procurador-geral da República da Guiné-Bissau, Luís Manuel Cabral, recebeu hoje o relatório final da comissão de inquérito militar à morte do chefe de Estado-Maior General das Forças Armadas, a 01 de Março.
"Fui chamado pela secretária do primeiro-ministro (Carlos Gomes Júnior) e vim e o ministro da Defesa, do Interior, o primeiro-ministro e o chefe de Estado-Maior entregaram-me o relatório. Como estão a ver está aqui. O relatório, documentos, cassetes sobre os acontecimentos do passado dia 01 de Março de 2009", afirmou aos jornalistas Luís Manuel Cabral, à saída do gabinete de Carlos Gomes Júnior.
"Tenho o relatório na mão e vou analisá-lo e depois vou-lhe dar o seguimento que entender que deva dar", acrescentou o Procurador-geral da República guineense.
Na sequência do assassínio do Presidente "Nino" Vieira e do general Tagmé Na Waié, foram criadas duas comissões de inquérito, uma militar e outra judicial, para investigar os crimes.
A comissão de inquérito militar, que apenas investiga o assassínio de Tagmé Na Waié, já concluiu os seus trabalhos, tendo, no âmbito das investigações, sido detidos cinco militares por suspeita de envolvimento na morte do antigo chefe das Forças Armadas.
A comissão de inquérito judicial, que investiga os dois assassínios ocorridos a 01 e 02 de Março, pediu um prolongamento do prazo para as investigações e deve, segundo o ministro da Justiça guineense, Mamadu Djaló Pires, terminar os trabalhos no final deste semana.
Os generais João Bernardo "Nino" Vieira e Tagmé Na Waié foram mortos no início de Março com poucas horas de diferença.
FONTE:EXPRESSO/LUSA
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário
Comentar com elegância e com respeito para o próximo.