sexta-feira, 1 de maio de 2009


Homem atropela, mata 5 e fere pelos menos 16
NA HOLANDA “DIA DA RAINHA” ELUTADO COM ACIDENTE GRAVE
Karst Tates de 38 anos, o condutor que provocou o acidente e que tinha ficado gravemente ferido, faleceu hoje no Hospital.

Um carro atropelou, ontem, um grupo de 17 pessoas que estavam nas ruas a comemorar o “Dia da Rainha”, no Município de Apeldoorn, e se deliciavam com a passagem da família real muito querida na Holanda, num autocarro descapotável durante um desfile que marcava a celebração do “Dia da Rainha” no país. Cinco pessoas morreram e várias ficaram feridas, entre eles quatro feridos considerado em estado grave.
O incidente aconteceu no momento em que o veículo da família real passava pelo lugar. Naquele momento, um carro preto veio de um cruzamento, em alta velocidade, e atropelou parte do público que presenciava o desfile, e acabou batendo contra uma coluna de pedra.
O motorista da viatura (uma pequena viatura negra de marca Suzuki Swift), um holandês de 38 anos sem antecedentes criminais ou psiquiátrico também ficou ferido e está internado num hospital em estado considerado muito grave, segundo revelou a policia.
Num primeiro momento pensou-se estar a tratar-se de um atentado terrorista, mas esta hipótese já está descartada e o caso está a ser investigado por uma equipa de cerca de 250 pessoas segundo a Chefe da Policia local senhora Roelofs.
A princesa Maxima, esposa do príncipe herdeiro Willem-Alexander que todos dizem ocupar o trono brevemente por abdicação da mãe, ficou horrorizada com o acontecimento que foi transmitido em directo pela televisão pública holandesa e milhões de pessoas puderam assistir o acontecimento que chocou a família Real e políticos, bem como à população em geral.
O Autocarro descoberto onde estava a família real foi imediatamente levado para próximo do Palácio de Het Loo (em Apeldoorn), de onde foi dada ordem de cancelar todos os actos festivos nos quais a família real participaria. A Rainha Beatriz e familiares não ficaram feridos mas dizem-se profundamente chocados.
CONDOLÊNCIAS
Em quase toda a Holanda as festividades do “Dia da Rainha” foram suspensas e as bandeiras hasteadas a meia haste. Em Amesterdão o burgomestre Cohen comunicou que, por estar milhares de pessoas a comemorar, seriam mantidas as actividades, até por uma questão de segurança. O primeiro ministro da Holanda, Jan Peter Balkenende, recém chegado de uma viagem a Polónia, expressou sua comoção e condolências às famílias dos falecidos.
A Rainha Beatriz fez uma curta comunicação na televisão do País para manifestar a sua tristeza e levar consolo às famílias das vítimas. "Minha família, e eu mesma, e creio que todos os holandeses, compartilhamos a dor das vitimas, dos seus familiares e amigos" disse a soberana.
Na Holanda muitos especulam que o dia “Dia da Rainha” nunca mais será o mesmo, depois desse trágico incidente e os expert avançaram que o condutor do acto tresloucado podia receber a pena máxima ou prisão perpétua.

Norberto B.C.Silva
Publicado no Jornal Liberalonline

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentar com elegância e com respeito para o próximo.