quinta-feira, 14 de maio de 2009
JORGE SANTOS SATISFEITO COM AS CONCLUSÕES DA CONFERÊNCIA DO ESTORIL
Praia, 14 Maio-O Presidente do MpD, Jorge Santos está de regresso ao país, após ter participado nas conferências do Estoril em Cascais, Portugal, que tiveram lugar de 7 a 9 de Maio.
O Líder da oposição ficou particularmente agradado com os posicionamentos assumidos durante a conferência, por algumas individualidades com notoriedade mundial, nomeadamente Tony Blair, Fernando Henrique Cardoso, José Maria Aznar e Joseph Stiglitz, que puseram a tónica nas suas intervenções nos domínios da ética e da moralidade no funcionamento da economia e da política, valores amplamente defendidos pelo MpD. Aliás, a ética e a transparência na gestão da coisa pública tem sido um dos eixos centrais do discurso político do Líder do Movimento para a Democracia.
Todos os oradores referiram-se à necessidade de se introduzir a ética e a moralidade como princípios fundamentais na condução das relações económicas internacionais e as relações entre os povos. O prémio Nobel da Economia Joseph Stiglitz apresentou fortes críticas ao sistema financeiro ocidental, insinuando que a única preocupação patente terá sido de origem económica, deixando de lado a moralidade: “é difícil classificar a depravação moral no sistema financeiro, reafirmando que importa construir novas lideranças: uma liderança moral e eticamente suportável pelos povos”.
A primeira edição das Conferências do Estoril, organizada pela Câmara Municipal de Cascais, pela DNA Cascais e pelo Instituto de Estudos Estratégicos e Internacionais, dá início a um ponto de encontro anual de algumas das mais conceituadas individualidades, organizações internacionais, universidades, centros de investigação e desenvolvimento, think tanks e organizações não-governamentais.
FONTE:Gabinete Comunicação e Imagem do MpD
Foto com Tony Blair e António Capucho (Presidente Câmara Municipal de Cascais)
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário
Comentar com elegância e com respeito para o próximo.