quinta-feira, 14 de maio de 2009
Lula Recebe Prémio Félix Houphouet-Boigny 2008
O Presidente brasileiro, Luis Inácio Lula da Silva que vai no seu segundo e último mandato, foi laureado com o Prémio Félix Houphouet-Boigny 2008, para a procura da paz.
A informação foi avançada quarta feira, 13 de maio, pela Unesco (Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura).
Segundo um comunicado divulgado pela organização, Lula foi o escolhido pelo júri "por suas ações em busca da paz, diálogo, democracia, justiça social, igualdade de direitos, assim como por sua contribuição para a erradicação da pobreza e proteção das minorias".
O ex Presidente Português Mário Soares disse para a Agência de noticias de Portugal, lusa, que"Sendo um prémio pela paz, nós entendemos que era altura de lhe dar o prémio", "pela contribuição do presidente Lula em favor da paz, do diálogo, da justiça social e de igualdade de direitos, assim como pela sua grande contribuição para a erradicação da pobreza e em defesa dos direitos das minorias", justificou. É uma grande contribuição, não só na América Latina como em toda a parte", acrescentou
O prêmio, criado em 1989, recebeu o nome de Félix Houphouët-Boigny em homenagem ao primeiro presidente da Costa do Marfim.
Entre os integrantes do júri que elege os premiados estão o ex-presidente de Portugal Mario Soares, o ex-secretário de Estado dos Estados Unidos Henry Kissinger e o argentino Adolfo Pérez Esquivel, vencedor do Prêmio Nobel da Paz em 1980.
Segundo a Unesco, o prêmio é concedido "a pessoas, organizações e instituições que contribuíram de modo significativo para a promoção, preservação ou manutenção da paz".
Entre os vencedores de outras edições estão Nelson Mandela, Yitzhak Rabin, Shimon Peres, Yasser Arafat, o rei Juan Carlos da Espanha e o ex-presidente dos EUA Jimmy Carter.
A cerimônia de entrega do prêmio deve acontecer em julho.
Norberto Silva com BBC e Lusa
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário
Comentar com elegância e com respeito para o próximo.