domingo, 3 de maio de 2009

BIOGRAFIA DO GRUPO CABOVERDIANO FERRO & GAITA

publicado no Jornal liberal dia 22 de Fevereiro
FERRO e GAITA UM DOS MELHORES GRUPOS DE CABO VERDE
Norberto B.C. Silva, da Rádio Atlântico, encontrou Eduino e Bino em Roterdão, cidade europeia considerada talismã pelo grupo e que marcou, agora, o início de mais uma tournée europeia dos “Ferro e Gaita” na divulgação do CADA “Cidade Velha”. Na conversa que teve com os dois músicos, ficou a saber-se coisas bastante interessantes sobre o grupo que propomos agora aos nossos leitores
Com 12 anos de vida, o grupo ‘Ferro e Gaita” actuou em vários palcos mundiais e já teve como convidados artistas com cartel nacional e internacional assim como participou em diversos eventos de grande prestígio.
Foi a 22 de Julho de 1996 que tudo começou. Eduino, preocupado com a música de Cabo Verde, cedo percebeu o valor e necessidade de se explorar melhor a cultura musical cabo-verdiana, sobretudo na sua vertente santiaguense iniciada pelo grupo bulimundo e outros mas que então perdia o seu entusiasmo.
Os jovens Eduino e Bino, contando com a preciosa ajuda do visionário “Gugas Veiga”, juntaram-se numa fusão perfeita e viram que podia ser fácil trabalhar a música tradicional, valorizando, por exemplo a Gaita, o Ferro, juntamente com os instrumentos tradicionais para promover o funaná, o tchabeta, o batuku, a tabanka e outros ritmos mais de Santiago.
Dois instrumentos são associados ao grupo: o “ferro” e a “gaita”. O ferro (pedaço de metal tocado com uma faca) e a Gaita (tipo de acordeão), utilizados na música tradicional cabo-verdiana, como instrumentos base do género musical mais tocado pelo grupo.
O grupo, muito cedo, foi foco de atenção devido às suas actuações em bares e concertos de rua, como uma mensagem genuína e simples, defendendo sempre as raízes da cultura cabo-verdiana. Rapidamente conquistou todas as classes sociais do País.
O “Conjunto” começou a ser falado tanto pelos agricultores como pelos intelectuais. A mensagem de unidade em prol da defesa da tradição cativou os cabo-verdianos das ilhas e, rapidamente, a febre “Ferro Gaita” chegou às comunidades cabo-verdianas espalhadas pelo mundo.
Faltava apenas o grande impulso, conquistar algo grande em Cabo Verde e isso conseguiu o grupo com a sua participação no Festival da Gamboa de 1997.
Em Junho de 1997, o grupo gravou em Roterdão – Holanda, o seu primeiro CD “Fundu Baxu”, tendo como base o Funaná e o Batuco.
Em 2007 o grupo foi distinguido pelo Governo de Cabo Verde com a medalha de mérito cultural de 1ª classe e homenageado pelo ministério da cultura de Cabo Verde.
Depois de vários espectáculos em 2007 e 2008, o Grupo lançou a 22 de Dezembro de 2008 o seu 4º CD de originais de nome “Cidade Velha”.
A 14 de fevereiro, deste ano, o grupo “Ferro Gaita” iniciou mais uma digreção europeia. E acabou por mostrar toda a sua pujança numa grande actuação na cidade de Roterdão, onde fez a apresentação do último trabalho, o “Cidade Velha”.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentar com elegância e com respeito para o próximo.