sábado, 9 de maio de 2009

JACOB ZUMA EMPOSSADO






TOMADA DE POSSE DE ZUMA

O novo Presidente sul-africano, Jacob Zuma de 67 anos, comprometeu-se hoje, 9 de maio, a respeitar o “espírito de reconciliação”do primeiro estadista do país, Nelson Mandela, afirmando que o seu governo “não se vai desviar”dessa linha.
Nelson Mandela "fez da reconciliação o tema central do seu mandato (1994-1999). Não nos vamos desviar dessa tarefa de construção da nação" arco-íris sonhada pelos heróis da luta contra o Apartheid, declarou Zuma no seu primeiro discurso como Presidente, pronunciado imediatamente após a sua tomada de posse.
“Obrigado madiba por nos ter mostrado o caminho”, acrescentou um o quarto Presidente da Africa do Sul pós apartheid, Zuma, referindo ao nome pelo qual Nelson Mandela é conhecido.
"Madiba sarou as nossas feridas (...), fez de nós um membro respeitado da comunidade internacional das nações", disse o quarto Presidente da África do Sul pós-Apartheid, prometendo uma "parceria para a reconstrução, o desenvolvimento e o progresso" de "todos os sul-africanos, negros e brancos.




Os ex-presidentes Thabo Mbeki e Mandela estavam entre os convidados que assistiram Zuma, de 67 anos, se tornar o quarto presidente sul-africano desde o fim do Apartheid, há 15 anos assim como os presidentes de Angola, José Eduardo dos Santos, de Moçambique, Armando Guebuza e Cabo Verde, Pedro Pires, e o ex presidente português Ramalho Eanes, estiveram de entre os muitos convidados que assistiram à tomada de posse do presidente-eleito Jacob Zuma.

Norberto Silva

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentar com elegância e com respeito para o próximo.