sábado, 9 de maio de 2009

ESTRADA PORTO NOVO JANELA INAUGURADA HOJE





O primeiro-ministro, José Maria Neves, qualificou este sábado, 09, em Santo Antão, a estrada Porto Novo/Janela como sendo a maior obra construída até hoje em Cabo Verde.

“Pela coragem, determinação e generosidade do povo santantonense, a ilha de Santo Antão merece esta grande obra que é a maior construída até hoje em Cabo Verde”, disse o Primeiro-Ministro, no acto inaugural dessa infra-estrutura rodoviária, que custou mais de três milhões de contos, investimento resultante de uma “fortíssima parceria” com a União Europeia e os Governos do Luxemburgo e Itália.

Para José Maria Neves, essa via, com uma extensão de quase 23 quilómetros, 20 das quais asfaltadas e as restantes calcetadas, vai criar “novas oportunidades de crescimento” para Santo Antão, que torna mais competitiva, graças às infra-estruturas que a ilha tem estado a ganhar ao longos desses anos.

O primeiro-ministro lembrou que essa estrada constitui o concretizar de um sonho de várias gerações de cabo-verdianos, recordando que, já na segunda metade do século XIX, na então Câmara Municipal do Paúl (integrava na época as freguesias de Santo António das Pombas e de São João Baptista), já havia a decisão de construir essa via.

Para o ministro das Infra-estruturas, Transportes e Telecomunicações, Manuel Inocêncio Sousa, a via marginal Porto Novo/Janela “não é uma estrada qualquer” e tem um significado “muito especial” para os santantonenses.

A obra, uma das mais modernas do país, é, segundo o governante, “fruto do trabalho” daqueles que acalentaram a ideia e dos que assumiram e executaram o projecto inovador que foi a construção de dois túneis de 240 e 340 metros de comprimento.
Manuel Inocêncio lembrou ainda “aqueles” que, ao longo de décadas, construíram as estradas de Santo Antão, destacando os engenheiros Silvino Lima e José Spencer (este já falecido) de entre os obreiros dessa bravura.

Presente também no acto inaugural, o presidente da Câmara do Porto Novo, Amadeu Cruz, lembrou que esta estrada é a realização de “um sonho de mais de cem anos de idade” e que simboliza a “luta titânica do povo santantonense”.

Amadeu Cruz enalteceu a importância dessa infra-estrutura na economia da ilha, porquanto vai trazer “um novo impulso” ao processo de desenvolvimento da região, mormente nos sectores da agricultura, comercio e turismo.

FONTE:INFORPRESS

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentar com elegância e com respeito para o próximo.