domingo, 17 de maio de 2009
JOSÉ MARIA NEVES NOS STATES
Hoje, Domingo 17, a Universidade de Rhode Island proclamará José Maria Neves, primeiro ministro de Cabo Verde, Doutor Honoris Causa. Com esta distinção aquela instituição reconhece o "esforço do chefe do governo cabo-verdiano em prol do desenvolvimento e da implementação do ensino superior em Cabo Verde”.
A distinção foi anunciada a 22 de Abril último, pela própria Universidade de Rhode Island, e pretende, segundo o comunicado então divulgado, "homenagear o excelente trabalho" do primeiro ministro de Cabo Verde "à frente dos destinos do país", reconhecendo-o como "um dos grandes líderes africanos da actualidade".
"A homenagem é o reconhecimento do esforço realizado pelo actual governo em prol de uma educação superior de qualidade nas ilhas, com a edificação do projecto da Universidade de Cabo Verde, em que José Maria Neves se tem distinguido como um dos principais protagonistas", refere o documento emitido pela URI.
"(José Maria) Neves tem sido o grande dinamizador de parcerias importantes da Uni-CV (Universidade de Cabo Verde) com algumas prestigiadas instituições de ensino superior, nomeadamente a própria URI, que é uma das grandes parceiras da universidade pública cabo-verdiana", acrescenta o comunicado.
Mas a visita do PM aos Estados Unidos não se limita a receber este prémio. Ontem, sábado, 16, JMN encontrou-se no período da manhã com o governador de Massachusets, Deval Patrick, e, à tarde, com o congressista Barney Frank. Ainda ontem o chefe do Governo participou numa cerimónia de graduação de estudantes cabo-verdianos que frequentam o Bridgewater State College, presidido pelo cabo-verdiano/americano Dana Faria. De seguida, encontrou-se com a comunidade de Brockton.
Na segunda-feira, 18, JMN regressará ao Bridgewater State College, onde vai dissertar sobre o tema "Cabo Verde: Oportunidades de Desenvolvimento". A palestra está sendo ansiosamente aguardada não só pelos alunos cabo-verdianos, como também pelos estudantes americanos e de outras nacionalidades que querem conhecer melhor a terra dos seus colegas.
FONTE:ASEMANA
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário
Comentar com elegância e com respeito para o próximo.