sexta-feira, 8 de maio de 2009

SUMO PONTÍFICE EM ISRAEL E NA PALESTINA



PAPA BENTO XVI INICIA HOJE VISITA A TERRA SANTA
O Papa inicia esta sexta-feira a sua primeira visita pastoral à Terra Santa num percurso que inclui a Jordânia, Israel e os territórios ocupados palestinianos.

Ontem antes de iniciar a viagem afirmou que:"Espero com impaciência estar convosco e partilhar as vossas aspirações e as vossas esperanças bem como as vossas penas e as vossas lutas" reiterando ainda que quer ir à Terra Santa como "peregrino de paz".


Esta é a terceira visita de um chefe da Igreja Católica à região, depois da visita histórica de Paulo VI, em 1964, e a de João Paulo II, em 2000.

Durante esta deslocação, o papa deverá visitar os lugares simbólicos do Antigo e Novo Testamento - o Monte Nebo, onde segundo a Bíblia Deus terá mostrado a terra prometida a Moisés, Jerusalém, Belém e Nazaré.

O programa prevê igualmente que Bento XVI celebre quatro missas públicas, designadamente em Amã a 10 de Maio, em Jerusalém a 12, em Belém a 13 e em Nazaré a 14 de Maio.

Segurança reforçada
Desde que foi eleito, esta é já considerada a mais importante viagem pastoral do Papa que terá uma agenda invulgarmente preenchida.
O Papa vai proferir cerca de 30 discursos, homilias e saudações ao longo de vários encontros com fieis, lideres religiosos e autoridades politicas da região.
Por ser uma região considerada de alto risco,o Papa vai ter a sua segurança reforçada na região e um dos pontos mais sensíveis para a segurança é a passagem por Nazaré, no norte de Israel. O Movimento Islámico local já lançou um apelo ao boicote da visita.

Em Jerusalém, as ruas e os bairros principais vão ser fechados à circulação, bem como o espaço aéreo durante o dia da chegada.

A visita de Bento XVI à Terra Santa começa sexta-feira na Jordânia e vai prolongar-se até ao próximo dia 15.
Norberto Silva com Agências

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentar com elegância e com respeito para o próximo.