Fernando Henrique Cardoso e Joseph E. Stiglitz
Começou ontem em Estoril(Portugal) a conferência internacional que tem como Lema:” As Respostas Locais aos Desafios Globais”
Ontem na discussão da primeira das grandes tematicas “arquitectura multilateral para os desafios da globalização.” O ex estadista brasileiro(de 1995 a 2003),Fernando Henrique fez um “o diagnostico a crise do mundo globalizado”
Durante a sua intervenção o ex presidente do Brasil ao falar sobre o FMI disse que:”O Fundo Monetário Internacional impõe condicionalidades porque ele não tem imaginação e não tem dinheiro.acrescentou ainda que: “o fundo foi feito para lidar com a America latina e a africa;quando foi lidar com a asia se queimou”.
Fernando Henrique Cardoso falou ainda sobre a necessidade da democratização das organizações internacionais com a ONU ou o FMI.
O ex presidente colocou ainda algumas questões centrais em torno do processo comunicacional e de especulação financeira que levaram à crise que estourou nos Estados Unidos em agosto de 2007 devido a irresponsabilidades dos Bancos americanos em aceitar hipotecas sobre a compra de imóveis dadas com garantias precárias.
Para ajudar a combater a actual crise o professor Henrique Cardoso defendeu a criação de um banco central de bancos centrais e uma forma de regulação e supervisão financeira.
Fernando Henrique falou ainda numa nova ordem económica internacional onde países com a China ou a própria União europeia tem que colocar as “cartas na mesa” falou ainda da importancia em não ignorar a Russia, ou o Mundo muçulmano constituido por um bilhão de pessoas. E na importância da actual administração Obama em não ignorar Instituições Internacionais como o Tribunal Penal Internacional.
Hoje Segundo dia da Conferência sera centrado no tema: “os desafios do negócio global”, incluindo um painel dedicado à crise económica mundial, sobre a qual será possível ouvir Joseph Stiglitz.
E a noite durante o jantar o O ex-primeiro-ministro Tony Blair será o orador convidado.
A análise de Joseph Stiglitz sobre a crise económica internacional
Pela primeira vez em Portugal, Joseph Stiglitz ,irá participar na primeira edição das Conferências do Estoril. A sua conferência terá lugar às 12h do dia 8 de Maio e irá incidir sobre a actual crise económica internacional.
Na opinião de Joseph Stiglitz, «apesar da crise internacional ter origem nos EUA, a sua resolução depende da cooperação entre todos os países».
Enquanto Presidente da Comissão de Especialistas das Nações Unidas sobre a Reforma do Sistema Financeiro e Monetário Internacional, Joseph Stiglitz esclarece que a Comissão tem «apelado à criação de um grupo que supervisione a economia internacional, coordenando as diferentes políticas económicas e identificando as insuficiências das instituições internacionais», de forma a prevenir o aparecimento de uma crise idêntica. Para tal, Stiglitz considera que «a supervisão internacional e a regulação dos mercados financeiros são medidas fundamentais».
Joseph Stiglitz, pertenceu ao gabinete do ex presidente Clinton e chefiou o respectivo Conselho de Consultores Económicos.Foi também um dos vice-presidentes e principais economistas do Banco Mundial.
Recebeu o Nobel de economia em 2001 e é ainda professor da prestigiada Universidade de Columbia.
O que se pretende com a iniciativa de Estoril?
segundo os organizadores a iniciativa “ pretende afirmar o Estoril, e Portugal em geral,como ponto de encontro anual de algumas das mais conceituadas individualidades, organizações internacionais, universidades,centros de investigação e desenvolvimento, think tanks e organizações não governamentais.
Recorda-se que o Presidente do MpD participa como convida nas conferências de Estoril e que os trabalhos decorrem até dia 9 de Maio no Centro de Congressos do Estoril.
Norberto B.C. Silva
Fonte:A organização do evento
Sem comentários:
Enviar um comentário
Comentar com elegância e com respeito para o próximo.