sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

CV:"Nelson Mandela" é o novo nome do aeroporto internacional da Cidade da Praia

PRAIA - O Governo de Cabo Verde atribuiu o nome "Nelson Mandela" ao aeroporto internacional da Cidade da Praia, em homenagem aos 20 anos da libertação do homem que combateu o apartheid e foi Presidente sul-africano.

A decisão foi divulgada hoje num comunicado relativo ao Conselho de Ministros de quinta-feira, em que o executivo de José Maria Neves apresenta um conjunto de justificações para a alteração, depois de o Governo já ter dado o nome de Aristides Pereira ao aeroporto da Boavista e o de Cesária Évora ao de São Vicente.

Além dos 20 anos passados sobre a libertação de Mandela, a celebrar a 08 de fevereiro próximo, o Governo argumenta que a efeméride proporciona uma "magnífica oportunidade" para se render uma "vibrante homenagem" à personalidade "marcante da História da África e do Mundo, ícone incontestável da luta pela liberdade" no mundo.

"O seu exemplo cimeiro de lutador tenaz e de humanista (...), bem como o seu decisivo papel como Estadista obreiro da nova África do Sul sob o signo do arco-íris da igualdade, tolerância e liberdade, são traços de um percurso que é dos mais notáveis da História Contemporânea", lê-se no documento.
Para o Governo, associar o nome de Mandela ao aeroporto da capital de Cabo Verde "é um gesto que vincula a vocação e o desígnio" de um país "aberto ao mundo, historicamente palco do cruzamento de povos e do diálogo entre culturas".

Nesse sentido, garante-se no comunicado, Cabo Verde é um Estado apostado numa África da democracia, desenvolvimento e liberdade, "valores supremos pelos quais Mandela dedicou toda a sua vida, consentindo sacrifícios extremos".

"(Mandela) afirmou-se como um exemplo maior e fonte de inspiração para gerações do mundo inteiro, mas especialmente do nosso continente", lê-se no documento governamental, que disse esperar que a decisão possa contribuir para incentivar os jovens a um maior interesse pela história do continente africano.

Defendendo que, com a decisão, trará para mais perto dos cabo-verdianos o "património da humanidade que é Mandela", o Governo salienta que a medida constitui também um "marco relevante" nas relações entre Cabo Verde e a África do Sul, país "eleito como uma das âncoras da estratégia de transformação".

O Governo cabo-verdiano disse ainda acreditar que, "sob a marca luminosa de Mandela", o Aeroporto Internacional da Cidade da Praia irá afirmar-se cada vez mais como um "ponto de referência e de prestígio" no cruzamento de continentes e de povos.

Após a morte de Aristides Pereira, em setembro de 2011, o executivo cabo-verdiano atribuiu o nome do primeiro Presidente do país (1975/1991) ao aeroporto da ilha a Boavista, de onde era natural.
Já em fins de dezembro do ano passado, e face à morte da cantora Cesária Évora, natural do Mindelo, o Governo optou por homenageá-la com a atribuição do nome da mais conhecida artista cabo-verdiana ao aeroporto internacional de São Pedro (São Vicente).

A medida foi tomada um dia depois de terminada a participação do Presidente de Cabo Verde, Jorge Carlos Fonseca, na cerimónia que assinalou, na África do Sul, os 100 anos da fundação do Congresso Nacional Africano (ANC).

JSD.Lusa/Fim

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentar com elegância e com respeito para o próximo.