terça-feira, 23 de junho de 2009

C.V:CIMEIRA DA CEDEAO

ABUJA-Iniciou segunda-feira, 22 de junho em Abuja(Nigéria), a 36° Cimeira da CEDEAO que irá apresentar e aprovar Diplomas relacionados à tarifa (moeda) única para a região e analisar, ainda, a crise na Guiné Bissau. Os países participantes irão discutir a cooperação com a Espanha em matéria de política ambiental e energias renováveis e outros investimentos ligados ao turismo e desenvolvimento. Precisamente, José Maria Neves irá falar em nome da CEDEAO sobre esses dois últimos pontos.
Neste momento, decorre uma sessão a portas fechadas entre os Chefes de Estado e de Governo da CEDEAO em que participa também o Representante Especial das Nações Unidas para a região da África Ocidental, Said Djinit onde serão apresentados para aprovação dos participantes vários diplomas relacionados com a proposta de moeda única para a CEDEAO e outras questões económicas.
O momento alto para Cabo Verde será mais tarde, em que haverá uma sessão especial de aproximadamente 2 horas com a participação do Primeiro-Ministro espanhol, José Zapatero, para discutir possibilidades de cooperação entre o Reino da Espanha e os vários países que compõem a CEDEAO, incluindo Cabo Verde.
É então que o Chefe do Executivo cabo-verdiano, José Maria Neves irá intervir em nome de todos os países da Região sobre as relações comerciais, o turismo e investimento. Entretanto, à margem do encontro, José Maria Neves tem agendado encontros com o presidente interino da Guiné-Bissau, Raimundo Pereira e com José Luís Zapatero.
Cimeira de aprofundamento das relações bilaterais
Cabo Verde tem vindo a reforçar as relações bilaterais com a Espanha nos últimos tempos, com este país a participar com avultadas quantias para os programas de desenvolvimento.
A Cimeira, como comenta o Ministro dos Negócios Estrangeiros, José Brito, é também uma oportunidade singular para aprofundar as relações bilaterais com os muitos países envolvidos, caso da Nigéria que tem um peso importante nessa região do globo.
Sobre isso, é conhecida a posição de Cabo Verde que é apenas observador neste processo, já que o país assume uma política monetária única de "atrelamento" ao Euro, ou seja, a nossa moeda tem paridade directa com a moeda única da União Europeia.
Entretanto, existem outras questões importantes em que interessam a Cabo Verde como a problemática ambiental em que tanto Said Djinit, quanto o presidente da CEDEAO e presidente da Nigéria, Umaru Musa Yar'Adua e também o Presidente da Comissão da CEDEAO, Mohamed Chambas ressaltaram nas suas intervenções a abrir a 36 sessão ordinária da CEDEAO.
Nesse aspecto, Cabo Verde tem estado a dar grandes passos com os investimentos feitos nos parques eólicos nas ilhas de Santiago, São Vicente, Sal e Boa Vista e que permitirão uma assinalável redução da dependência de energias fosseis. É objectivo do Governo aumentar a penetração das energias renováveis até cerca de 15% até 2011 e em 15% no horizonte de 2015.
GOV.CABOVERDE

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentar com elegância e com respeito para o próximo.