sexta-feira, 12 de junho de 2009

ESPANHA AJUDA CABOVERDE NA RECUPERAÇÃO DO PATRIMÓNIO HISTÓRICO


Praia– A cooperação espanhola lança uma forte ofensiva na recuperação das capelas filipinas existentes na ilha de Santiago e promete investir nos próximos meses nas obras da remodelação da Capela de Trindade.
Este monumento sagrado católico faz parte de um núcleo que, juntamente com as capelas filipinas de Chã de Tanque, em Santa Catarina e da Calheta de São Miguel, despertaram o interesse dos arquitectos e “experts” da cooperação espanhola.
A capela da Trindade, cuja construção data do século XVI, mereceu a distinção destes especialistas por ser a que das três já levantadas se encontra em avançado estado de deterioração e que precisa de uma renovação atempada.
Para esta missão, a Cooperação Espanhola fez chegar a Cabo Verde uma delegação chefiada pelo vice-presidente da “Restauradores sin Fronteras”, o arquitecto Javier Calvan que, num trabalho conjunto com o Instituto de Investigação de Património Culturais, intensificaram contactos com a Igreja Católica para a implementação desta iniciativa.
Madrid embarca nesta aventura com o financiamento total do projecto e das assessorias técnicas para a recuperação primeira da capela da Trindade, situada na ilha de Santiago e que, de acordo com o presidente do IIPC, já conta com o aval dos responsáveis da Igreja católica na cidade da Praia.
O director do IIPC, Carlos Carvalho, considera que a essência desta iniciativa passa pelo aproveitar das potencialidades existentes em termos patrimoniais em Santiago e, particularmente no país, e que poderá ser mais uma via do desenvolvimento do turismo nacional, aliado ao factor desportivo, turismo e ambiental.
INFORPRESS

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentar com elegância e com respeito para o próximo.