sexta-feira, 23 de julho de 2010

CPLP:Cavaco e Sócrates defendem criação do estatuto do cidadão lusófono

LUANDA-Decorrem em Luanda os trabalhos da VIII Cimeira da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP). José Eduardo dos Santos, Cavaco Silva e José Sócrates foram os primeiros a discursar.
O Presidente da República e o primeiro-ministro portugueses defenderam hoje, na cimeira da CPLP que decorre em Luanda, a necessidade de trabalhar a cidadania lusófona e criar o estatuto do cidadão da lusofonia.
Cavaco Silva sublinhou que esse estatuto deve preservar a credibilidade conquistada pela CPLP nos últimos 14 anos.
“Deve-se ainda à nossa imagem de coesão em torno dos laços dos princípios e dos valores presentes nos nossos estatutos e que definem a natureza e a personalidade da nossa Comunidade”, acrescentou.
A mesma opinião manifestou José Sócrates, que reconheceu também as dificuldades do processo.
“Todos os avanços nesta matéria são difíceis, mas são especialmente proveitosos e devemos concentrar neles todos os esforços que pudermos”, afirmou, acrescentando: “Todos sabemos que temos uma ambição. Uma ambição de uma convenção quadro de cidadania na CPLP. Demos alguns passos, passos seguros no sentido de consolidar o estatuto do cidadão lusófono. Quero deixar aqui claro, aos nossos amigos angolanos que podem contar connosco em tudo quanto for necessário para desenvolver e para finalmente poder entrar em vigor aquilo que é uma ambição de muitos anos”.
Antes dos chefes de Estado e de Governo de Portugal discursou o Presidente do país anfitrião, José Eduardo dos Santos, que destacou a importância da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa no estabelecimento da paz e segurança na lusofonia.
Sobre a Guiné Equatorial, nem uma palavra. Nem Sócrates nem Cavaco Silva fizeram qualquer menção ao pedido deste país para ser membro de pleno direito da CPLP.
A cimeira será encerrada pelo Presidente angolano, ao que se seguirá a tradicional foto de família e, depois, os encontros bilaterais até à hora do almoço.
http://www.rr.pt/informacao_detalhe.aspx?fid=93&did=113529

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentar com elegância e com respeito para o próximo.