sábado, 17 de julho de 2010

CUBA:Igreja e regime cubano de mãos dadas na libertação de presos políticos

Orlando Marquez diz que é excessivo pensar-se que o regime político em Cuba está a mudar.
HAVANA-A libertação dos presos políticos é um gesto positivo e deve continuar no interesse da defesa dos direitos humanos em Cuba. É a convicção do porta-voz do arcebispado de Havana, diocese que mediou as negociações para a libertação de 53 dissidentes políticos, seis dos quais foram acolhidos por Espanha.
Para Orlando Marquez, este gesto não indicia uma mudança política em Cuba. “Não, eu não diria tanto. É uma mudança de atitude positiva por parte das autoridades cubanas, mas daí a tirar a conclusão de que há mudanças na linha política, creio que não, creio que é demasiado, é uma resposta no interesse de uma exigência humanitária”, frisou Orlando Marquez.
Para este responsável da igreja cubana, o importante é que tenha havido pela primeira vez uma abertura ao diálogo. “É um diálogo que deve continuar noutros aspectos no interesse da nação e creio que será muito proveitoso e muito positivo e a Igreja aprecia o facto de ter conseguido obter, pela primeira vez, uma resposta deste tipo e ser uma interlocutora válida e também como um actor importante na sociedade cubana, o reconhecimento da Igreja na sociedade cubana”, sublinhou porta-voz do arcebispado de Havana, em declarações ao jornalista Domingos Pinto.
http://www.rr.pt/informacao_detalhe.aspx?fid=93&did=112806

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentar com elegância e com respeito para o próximo.