sábado, 24 de julho de 2010

CV(INFORPRESS):MpD vai solicitar prorrogação do prazo de recenseamento na diáspora por mais seis meses

MINDELO- O Movimento para a Democracia (MpD) acrediata que o bom senso rá imperar na sessão do Parlamento do corrente mês para a prorrogação do prazo de recenseamento eleitoral na diáspora por um período mínimo de seis meses.
A firmação é do deputado, Agostinho Lopes, que em conferência de imprensa hoje(22 Julho) no Mindelo, avançou que este período é necessário para que às Comissões de Recenseamento Eleitoral (CRE) e à Comissão Nacional de Eleições (CNE) sejam garantidos os recursos materiais, financeiros e logísticos visando o sucesso da democracia cabo-verdiana com o processo.
O deputado referiu que o MpD está disponível para uma concertação com o Governo e com o grupo parlamentar do PAICV.
Agostinho Lopes, no entanto, voltou a acusar o Governo e o partido que o sustenta de não estarem interessados num processo de recenseamento na disápora que seja transparente, mobilizador e que permita a participação não selectiva de todos os emigrantes.
Na conferência de imprensa, o MpD denunciou “relatos preocupantes” de tentativas de intervenção das embaixadas e representações consulares no processo, e citou como exemplos o recrutamento dos operadores e a tomada de decisões que não são da sua competência, como seja a determinação de colocação dos kits de recenseamento.
“Há uma clara tentação de intervenção governamental, de forma ilegal e ilegítima, com orientações do ministro da Administração Interna, como foi no caso de fixação antecipada da meta de 28 mil cidadãos a recensear na diáspora”, explicou o deputado da oposição.
O MpD entende que, na lógica do PAICV, quanto menos emigrantes se inscreverem, melhor, já que depois o processo será transferido para as representações diplomáticas e as possibilidades de fiscalação por parte dos partidos da oposição serão reduzidas ao mínimo.
“O MpD garante a todos os concidadãos residentes na diáspora que tudo iremos fazer para que se recenseiam e possam participar de forma livre nas próximas eleições legislativas e presidenciais”, concluiu Agostinho Lopes.
O grupo parlamentar do MpD iniciou ontem no Mindelo as jornadas descentralizadas para preparação do debate sobre o estado da Nação prevista para dia 30 na Assembleia Nacional.
http://noticias.sapo.cv/inforpress/artigo/15284.html

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentar com elegância e com respeito para o próximo.